Boletim Epidemiológico passa a contar com novo formato; contagem de casos zera novamente

O Poder Executivo Municipal, através do Comitê Extraordinário de Saúde, designado pela Portaria nº 10106/2020, inicia a partir de hoje a publicação do Boletim Epidemiológico Diário em novo formato. Agora mais ilustrativo, o novo modelo valoriza os dados mais importantes para a comunidade, como a contagem de casos e internações domiciliares, acompanhando ainda o sistema de bandeiras implantado pelo governo do Estado desde esta segunda, 11.

Agora, o destaque dado evidencia que Pinheiro Machado hoje está na bandeira laranja, devendo seguir os protocolos e recomendações determinadas de acordo com esta bandeira dentro do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul. O sistema de bandeiras vai da amarela, mais flexível, indicando risco baixo; passando pela laranja, que indica risco médio; e vermelha, que seria de alto risco. Existe ainda a bandeira preta, que indica risco altíssimo e impõe uma série de medidas restritivas.

A avaliação do sistema de bandeiras de risco será atualizada semanalmente pelo governo do Estado, e o Boletim Epidemiológico de Pinheiro Machado passará a contar com essa informação, com o objetivo de manter toda a população bem informada e consciente de todas as recomendações que devem ser seguidas, sendo a principal delas o uso de máscaras de proteção de confecção caseira tanto em ambientes fechados, como também em ambientes abertos de uso coletivo.

Cabe salientar, ainda, que permanecem em vigor as atuais disposições municipais que tratam das medidas de contenção e do estado de calamidade pública em saúde, devendo ser devidamente respeitadas essas determinações. Todas as informações acerca do coronavírus podem ser acompanhadas na página do Boletim Epidemiológico, que pode ser acessada clicando aqui.