1. Teatro Municipal Ludovico Pórzio


A edificação tem um valor histórico, arquitetônico e cultural. Representa a arquitetura proto-racionalista da cidade, foi construída no século XX, na década de 30, mais especificamente em 1938. O teatro está localizado na rua Nico de Oliveira,763, no centro da cidade de Pinheiro Machado-RS.

2. Marco dos Porongos

O Marco dos Porongos é um monumento histórico localizado na cidade de Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, Brasil. Ele foi construído em memória da Batalha dos Porongos, que ocorreu em 14 de novembro de 1844.

A Batalha dos Porongos foi um confronto entre os apoiadores da República Riograndense e as forças imperiais do Império do Brasil. A batalha ocorreu nas proximidades do arroio Porongos, na região sul do Rio Grande do Sul. Na batalha, 110 apoiadores da República, principalmente Lanceiros Negros, foram mortos e 333 homens foram presos. Além disso, cinco estandartes, um canhão, utensílios, arquivos e mais de 1000 cavalos foram capturados pelas forças imperiais.

O monumento do Marco dos Porongos é um símbolo importante da história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele serve como um memorial para as vítimas da Batalha dos Porongos e como um lembrete da luta pela independência e pela liberdade. O monumento fica na estrada entre Pinheiro Machado e Torrinhas e é facilmente acessível para os turistas que visitam a região.

Além do Marco dos Porongos, há também um marco de cimento no topo do cerro com a data do ocorrido. Esse marco serve como uma homenagem às pessoas que lutaram pela independência e pela liberdade no Rio Grande do Sul. A Batalha dos Porongos e o Marco dos Porongos são importantes eventos históricos que ajudam a moldar a história do Brasil e da região sul do país.

3. Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado

Foi a residência de um dos primeiros habitantes do município, sua construção é de arquitetura eclética e é da segunda metade do século XIX. Está localizada na Rua Nico de Oliveira, 763.

4. Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz

É uma edificação eclética, do século XX, década de 30, para ser mais preciso, de 1937. Está localizada na Rua Sete de Setembro, em frente à Praça Central. Nesse prédio observa-se o uso de vitrais e arcos em ogiva na fachada principal. Apresenta valor simbólico, artístico e qualidades construtivas tecnológicas. Nossa Senhora da Luz é a padroeira do município e tem suas atividades comemoradas no dia 02 de fevereiro.

5. Centro Administrativo Funfa

O Centro Administrativo foi adquirido pelo município em 1998. Está situado na Rua Sete de Setembro, 322. Seu nome foi colocado em homenagem ao Político Carlos Eduardo Irigoyen Garcia, conhecido como Funfa, que faleceu no ano de 2001, quando era vice-prefeito do município. Serviu como prédio de algumas instituições bancárias e, atualmente, nele funcionam as Secretarias da Fazenda, da Agropecuária e Meio Ambiente e da Indústria, Comércio e Turismo.

6. Guarda Velha

Localizada a 20km da sede do município, na entrada da estrada que dá acesso à localidade de Torrinhas, junto à BR293. É um monumento construído na forma de Belveder.

O local marca a era da demarcação de fronteiras, sendo da guarda permanente, onde se originou a realização de muitos embates entre demarcadores, permanecendo como cemitério até 1977, quando passou a serem colocadas ossadas de cadáveres que estavam expostos e construído o monumento histórico.

Aos fundos, encontra-se a Fazenda Guarda Velha, onde vale a pena ver a maior plantação de oliveiras do Brasil e a fábrica de diversos azeites da região, principalmente os Azeites Batalha, que já conquistaram vários prêmios de qualidade, em todo o mundo.

7. Praça Central Angelino Goulart

Em área central da cidade, a Praça Angelino Goulart recebeu esse nome em homenagem a um Administrador do município no período de 1904/1911, em substituição ao antigo nome denominado de Praça XV de Novembro.

O local é ponto de encontro para pinheirenses de todas as idades. Essa praça apresenta várias espécies de árvores, chafariz, calçadas com pedras brancas e pretas em mosaicos com o formato de estrelas, com luminárias e um bonito paredão, o qual serve de acento para inúmeras pessoas.

As ruas ao seu redor são revestidas de um paralelepípedo regular e apresentam inúmeras casas centenárias e de construção característica do século XIX e início do século XX.

8. Parque Charrua

O Parque Charrua fica localizado há 3km do centro da cidade, sendo de propriedade do Sindicato dos Empregadores Rurais do Município. O local recebe feiras, rodeios e demais atividades. O local é conhecido por sediar a famosa Feovelha, que ocorre todos os anos, no último final de semana de janeiro, e atrai muitos turistas para a região.

O Parque conta com uma ampla estrutura para realização de eventos, como galpões, banheiros e estacionamento. Ele é um local ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Em resumo, o Parque Charrua é um importante espaço de lazer e de preservação ambiental na cidade de Pinheiro Machado.

9. Pedra de Torrinhas

Uma verdadeira escultura da natureza, localizada no segundo Distrito de Pinheiro Machado, passando o vilarejo de Torrinhas 5km e entrando numa entrada a esquerda. É um local ímpar, muito bonito e pode servir para passeios ciclísticos, ou para trilhas de moto e 4X4.

10. Rio Camaquã

O Rio Camaquã, também conhecido por alguns historiadores como Rio Camacuã, é um rio de grande importância e beleza localizado no município de Pinheiro Machado. A região ao redor do rio é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, que atraem turistas de todo o país.

Uma das atividades mais populares realizadas no Rio Camaquã são as tradicionais descidas do rio. Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de emocionantes aventuras aquáticas, navegando pelas águas cristalinas do rio em botes ou caiaques. Durante essas descidas, os aventureiros podem apreciar as encostas e os imponentes paredões rochosos que cercam o curso d’água. A natureza exuberante da região, com sua vegetação abundante e fauna diversificada, proporciona uma experiência única aos visitantes.

Além das descidas de rio, outra atração interessante é a travessia do Rio Camaquã por meio de uma balsa, localizada na divisa com o município de Santana da Boa Vista. Essa travessia oferece aos viajantes uma oportunidade única de cruzar as águas tranquilas do rio e apreciar a paisagem ao redor. É uma maneira pitoresca de conectar as duas regiões e explorar uma área circundante.

O Rio Camaquã também possui um valor histórico significativo. Nas suas margens, em 1827, ocorreu a Batalha de Camaquã. Nesse confronto, as tropas argentinas saíram vitoriosas sobre as tropas imperiais brasileiras. Esse evento histórico contribui para a importância cultural e visitada do rio, reforçando sua religião para a região.

A cidade de Pinheiro Machado, situada próxima ao Rio Camaquã, oferece infraestrutura turística adequada para receber os visitantes, com opções de hospedagem, restaurantes e outros serviços. Os turistas podem desfrutar de momentos de lazer e relaxar no meio à natureza exuberante, explorando as trilhas e cachoeiras próximas ao rio, ou simplesmente contemplando a beleza das paisagens naturais.

Em resumo, o Rio Camaquã é um ponto turístico de grande destaque em Pinheiro Machado, oferecendo uma variedade de atividades emocionantes e cenários deslumbrantes.

11. Gaya Aventura Park

Localizado a apenas 7 km da sede do município de Pinheiro Machado, na estrada municipal conhecida como China Inocência, na localidade de Curral de Pedras, encontra-se o encantador empreendimento turístico chamado Gaya Park. Esse destino deslumbrante é um verdadeiro refúgio para aqueles que desejam se reconectar com a natureza e desfrutar de momentos inesquecíveis em um ambiente tranquilo e acolhedor.

Ao chegar ao Gaya Park, fica evidente o cuidado em criar um ambiente acolhedor e agradável para todos os que ali chegam.

Uma das atrações principais do Gaya Park é o camping, ideal para aqueles que desejam passar momentos de lazer em contato direto com a natureza. Com ampla área verde, o camping oferece estrutura completa para os visitantes, com banheiros, chuveiros quentes, pontos de energia elétrica e áreas para churrasco. É o local perfeito para acampar com a família e os amigos, criando memórias inesquecíveis em meio à beleza natural.

Além do camping, o Gaya Park também oferece uma hospedaria confortável e aconchegante, para aqueles que desejam uma estadia mais confortável. Os quartos são bem-hospedeiros e oferecem todas as comodidades necessárias para uma estadia relaxante.

Os amantes da culinária não ficarão desapontados no Gaya Park, pois o empreendimento conta com um restaurante que oferece deliciosas opções gastronômicas. Os visitantes podem saborear pratos típicos da região e desfrutar de uma refeição agradável em meio à paisagem encantadora.

A diversão também está garantida no parque, com a presença de uma piscina refrescante, tobogã e tirolesa. Os mais aventureiros podem se lançar nas alturas e sentir a adrenalina correr nas veias ao deslizar pela tirolesa, enquanto aqueles que preferem momentos de relaxamento podem desfrutar de um mergulho refrescante na piscina.

Para os convidados de churrascos ao ar livre, o Gaya Park disponibiliza churrasqueiras para uso dos visitantes. É possível aproveitar momentos de confraternização em meio à natureza, preparando refeições deliciosas e compartilhando momentos especiais com familiares e amigos.

A extensa área de contemplação da natureza é uma das características mais marcantes do Gaya Park. Com uma paisagem deslumbrante, repleta de verde e tranquilidade, o parque proporciona um ambiente propício para caminhadas, meditação e momentos de paz. Os visitantes podem explorar trilhas ecológicas, apreciar a flora e a fauna local e simplesmente relaxar no meio à beleza natural do local.

O Gaya Park é, sem dúvida, um ponto turístico imperdível em Pinheiro Machado. Com sua variedade de atividades e infraestrutura completa.

12. Cacimbas

Não é à toa que Pinheiro Machado antes foi denominada Cacimbinhas, pois o município possui inúmeras cacimbas, as quais serviam para que os tropeiros e os carreteiros matassem a sede. Numa delas se deu o famoso milagre, onde o fazendeiro Dutra de Andrade, devoto de Nossa Senhora da Luz, possuidor de terras e deficiente de visão, após lavar seu rosto na Cacimba do Camacho, voltou a ver e, em homenagem ao milagre construiu uma capela, que hoje é a Igreja Nossa Senhora da Luz.