Vem aí o Dia do Desafio 2015

Atualizado em 19/05/2015, às 10h27min

O município de Pinheiro Machado participará mais uma vez, em 2015, do Dia do Desafio. Promovido pelo SESC e coordenado no município pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, o evento tem por objetivo despertar o interesse das pessoas para a realização de atividades físicas.

Em 2015, o Dia do Desafio acontece em 27 de maio, quando o município terá como “adversário” a cidade de Turvo, no interior do Paraná. Neste dia, várias atividades estão previstas, entre elas, a realização de uma campanha de conscientização, durante todo o dia,  no centro da cidade, abordando motoristas afim de destacar  a importância da realização de exercícios físicos.

O que é

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Confira a programação em Pinheiro Machado

– Caminhada orientada
Pela professora Simone Silveira e professora de Educação Física Rozane Bueno , com o seu grupo de caminhadas  da Secretaria Municipal da Saúde , comunidade em geral e  escolas municipais  da zona urbana,  rural, colégio estadual  e Apae.
Local de encontro: em frente a Prefeitura Municipal

– Pedágio  da Conscientização
Orientada pela professora Liane Garcia e funcionário Valter Silveira
Local: Centro da cidade

– Dança terapia (CAPS)
Orientada pela professsora Gabriela Ferreira
Local: Teatro Municipal

– Apresentação de capoeira (CRAS)
Atividades coordenadas pelas escolas municipais da zona urbana , rural e colégio estadual .
Local : Praça Central

– Aerodança
Professora Adriane dos Santos
Horário : 19h
Local : Camp’s Bar

– Atividades desportivas ou recreação
Coordenados pelos professores da escolas
Horário: manhã e tarde
Local: escolas municipais rurais (Ana Tereza da Rosa, São João Batista e  Jose Ermírio de Moraes)

Durante o dia, serão visitadas diversas repartições públicas, academias e pontos comerciais, além da empresa Votorantin Cimentos, sob coordenação de Lorenzo Barão, professora Ana Lúcia Peraça e acadêmico Gabriel Medeiros.