Serviços do SINE podem ser utilizados em casa pelo próprio cidadão

Tendo em vista o Decreto nº 763/2020 – que declarou situação de calamidade pública em saúde devido à epidemia global de coronavírus e promoveu, entre outras medidas, a suspensão do expediente interno e externo, à exceção de serviços considerados essenciais –, e considerando que a Agência FGTAS/SINE de Pinheiro Machado está fechada, assim como outras agências do sistema SINE no Brasil inteiro; a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado vem orientar os cidadãos que necessitarem dos serviços de seguro-desemprego, carteira de trabalho, etc., que estes poderão ser utilizados pela Internet, assim como por meio dos aplicativos oficiais disponibilizados pelo governo: SINE Fácil e CTPS Digital.

As ferramentas tornam os serviços acessíveis especialmente num momento em que a principal recomendação é o isolamento social dos cidadãos. Pela Internet, o benefício do seguro-desemprego pode ser encaminhado pelo site: https://empregabrasil.mte.gov.br/. A utilização dos aplicativos acaba com a formação de filas e elimina o tempo de espera por atendimento na agência física, permitindo maior agilidade na prestação do serviço. Desta forma, a população não fica desatendida. Abaixo seguem os links para leitura do material, que é de domínio público, e download dos aplicativos oficiais disponibilizados pelo Governo Federal.

Qualquer dúvida quanto à utilização dos serviços digitais deverá ser esclarecida por meio do telefone 158 – Central Alô Trabalho.

Aplicativos oficiais do Governo Federal nas lojas de apps:

SINE Fácil

CTPS Digital