Prefeito Zé Antônio e vereador Jaime Lucas participam de atividade que visa o Desenvolvimento Regional

Prefeito Zé Antônio e o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Lucas, com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Foto: Débora Silveira/Câmara de Vereadores

O prefeito Zé Antônio e o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Lucas, participaram nesta segunda-feira (13) do ato e de mobilização e capacitação do Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, na Associação Rural de Bagé. Representantes dos 43 municípios envolvidos no programa e que representam as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado também participaram da atividade.

Implementado em 2015, o Líder é uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos, engajando os setores público, privado e terceiro setor.

Durante o evento, foram apresentados os projetos-piloto elencados para o desenvolvimento das regiões participantes (cadeias produtivas do vinho e turismo), além da estrutura de governança que seguirá colocando em práticas as propostas até o momento construídas, além de planejar outras que possam contribuir para o desenvolvimento regional.

Também foi apresentado oficialmente o grupo de 12 pessoas, formado por líderes das regiões, Coredes, municípios, empresários e Sebrae, que ficará a frente dos trabalhos. Para apoiar este grupo entra em cena o comitê científico, formado pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fábio Branco, pelos empresários Luiz Eduardo Batalha e Darci Schneid, pelo cientista político Fernando Schüler, pelo escritor e publicitário Luiz Coronel e pelo presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), Sérgio Maia.

Apoio para a Feovelha

Durante o evento, Zé Antônio, Jaime Lucas e o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Camacho, entregaram ao secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, um projeto de captação de recursos para a realização da 34ª Feovelha. O documento foi elaborado pela assessoria do Sindicato.