Pinheiro Machado prepara início do Programa Alimenta Brasil

Pinheiro Machado foi o único município do Rio Grande do Sul contemplado com o Programa Alimenta Brasil em 2022. O município foi contemplado com R$ 200 mil reais.

Na tarde de quinta-feira, 22, o prefeito Ronaldo Madruga, o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura e a secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves participaram de reunião na sede do Sindicato Rural que contou com representantes da Emater e de 25 agricultores para tratar sobre o Programa Alimenta Brasil (PAB).

Na ocasião o grupo de agricultores recebeu informações de como funcionará o Programa, de como se dará o planejamento para produção, transporte, entrega dos produtos e do pagamento.

Os extensionistas da Emater, detalhadamente sanaram as dúvidas dos agricultores que classificaram a atividade como excelente, visto que o Programa funcionará por 5 anos.

O prefeito Ronaldo Madruga enfatizou que a ideia do governo municipal é sempre buscar o melhor para a cidade e para seus munícipes. “Todos os dias estamos correndo atrás de coisas boas para nossa cidade e esse programa chega numa excelente hora. Pois garantirá alimentação saudável para as pessoas e também irá gerar renda para o homem do campo”, colocou Ronaldo que também afirmou que será estudada a possibilidade do município ajudar no transporte dos alimentos até a sede do Município.
“Estamos comprando um veículo refrigerado para realizar o transporte da merenda escolar e podemos verificar se será possível usar ele, para ajudar no transporte destes produtos”, explicou.

A secretária Vivian Alves explicou que o PAB possui duas finalidades básicas, sendo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
É importante salientar que para alcançar esses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e também para aquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
“Estabelecer políticas públicas com vistas a beneficiar o homem do campo é de suma importância para o avanço da economia e da qualidade de vida. Estamos tratando de uma pauta crucial para que a gente supere a insegurança alimentar. Quando a gente dá a mão para a agricultura familiar, estimulamos o homem do campo, o consumo local de alimentos e o nosso vizinho não passa fome”, destacou Vivian.

O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura aproveitou para informar que nesta semana foi homologado pelo Governo do RS e reconhecido pela União, o decreto de Situação de Emergência em decorrência das chuvas. “Desta forma será possível a captação de recursos para realizar as melhorias nas estradas rurais que tanto sofreram com as chuvas e assim garantir uma melhor trafegabilidade dos veículos que irão transportar estes produtos”, enfatizou Rogério.