Pinheirenses se unem pela permanência da UFPel no município

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (21), um grupo de pinheirenses, reunindo autoridades e representantes dos alunos do campus da UFPel de Pinheiro Machado foram recebidos pelo reitor da instituição, Mauro Burkert Del Pino, na cidade de Pelotas, afim de buscar a permanência das atividades da universidade em Pinheiro Machado e buscar a implantação de novos cursos. Pelo lado da UFPel, também estiveram presentes o vice-reitor, Carlos Rogério Mauch e o Coordenador de Relações Institucionais, Hemerson Luiz Pasecom.

Durante o encontro, os representantes dos alunos entregaram um documento à reitoria com 800 assinaturas da comunidade, reiterando as reivindicações. Na ocasião, o Reitor confirmou que a Universidade permanecerá no município, garantindo a conclusão das turmas em curso. Em relação a novos cursos, acenaram a possibilidade de cursos à distância, semi-presenciais, através de um Polo UAB. Esta modalidade exige tutores, que deverão ser locais, acompanhados por supervisores da Universidade.

“Buscamos não só a manutenção do curso de Gestão Ambiental até sua finalização, mas também a possibilidade das gerações futuras também serem contempladas com a oportunidade que lhes foi ofertada. Resta-nos usar o tempo que ainda dispomos para continuar lutando”, disse o aluno Miguel Régio.

Através de nota oficial, a reitoria da universidade comprometeu-se a fazer uma avaliação no intuito de viabilizar a implementação de outros cursos, na modalidade à distância, com início já no primeiro semestre de 2014.

“Concluiu-se a reunião com a proposta da UFPEL vir até o município para a formatação de cursos no sistema UAB. A Equipe reunida recebeu um documento com orientações para a implementação do Polo UAB. Portanto, as negociações com a Universidade continuam e todos os presentes na reunião, que representaram os pinheirenses, deram testemunho questão firmes no mesmo propósito, defendendo os anseios da comunidade”, garantiu a Secretária Marizete Duarte.

O prefeito José Felipe da Feira garantiu que não serão medidos esforços para que a universidade continue em Pinheiro Machado. “Esta é uma conquista dos pinheirenses, que de forma nenhuma desejamos perder. Garantiremos a estrutura física e estamos dispostos a melhorá-la, se for necessário. Manteremos essa luta e vamos continuar negociando com a universidade”, completou.

Na comitiva pinheirense, estavam o Prefeito Municipal, José Felipe da Feira, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marizete Copetti Duarte, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marilete Peres, o Presidente do Legislativo, vereador Adroaldo Azambuja, os vereadores, Fábio Dias, Paulo Roberto Burgo Alves, André Gregório, Edson Molina, Geovane Teixeira, Renato Rodrigues, os alunos da UFPEL, Afrânio Azambuja e José Miguel Régio.