Pinheirenses tratam sobre adesão do Município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS)

O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura e o vereador Fabrício Costa tiveram uma reunião extremamente produtiva na última semana na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, eles dialogaram com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, com o Secretário Adjunto da Seapi, Marcio de Andrade Madalena, com o Chefe da Dipoa/Seapi, Endrigo Ziani Pradel, e com o Chefe Substituto da Dipoa/Seapi, Henrique Hessel Bueno.

O objetivo principal do encontro foi discutir a adesão de Pinheiro Machado ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).

Conforme explicado por Rogério, como Pinheiro Machado já está adequado ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o próximo passo é fomentar a produção de embutidos e fortalecer a agroindústria local para que possa vender seus produtos em todo o estado de forma definitiva.

Ele ressalta a importância dessa ação, tendo em vista que o decreto relacionado à pandemia da COVID-19, que permitiu que as agroindústrias pudessem vender seus produtos para fora do município, pode ser encerrado no futuro próximo.

Por isso, Pinheiro Machado está buscando alternativas para que as agroindústrias locais possam continuar expandindo seus negócios.

O vice-prefeito Rogério expressa sua gratidão ao veterinário Edson Hélio Farias pelo empenho e dedicação demonstrados para que o SIM retornasse a Pinheiro Machado.
“Agora, temos certeza que ele fará o que for necessário para que o município faça a adesão ao SUSAF. Essa adesão ao sistema estadual de sanidade agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte abrirá novas oportunidades para os produtores e empreendedores locais, permitindo que amplie sua atuação e alcancem um mercado mais amplo”, destaca Rogério.