Município promove curso de Manutenção e Operação de Retroescavadeira

Em iniciativa inédita, a Prefeitura de Pinheiro Machado por meio da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, juntamente com o gabinete do vereador Fabrício Costa, Sindicato Rural oferecem curso gratuito de Manutenção e Operação de Retroescavadeira – Várzea e Coxilha. O curso está sendo ministrado pelo Senar e foi dividido em duas turmas de sete alunos cada e tem a duração de 40 horas.

O vice-prefeito, Rogério Moura, relata que o curso servirá para qualificar ainda mais os funcionários. “Dessa forma os munícipes terão um atendimento mais efetivo e eficiente, além disso, ficamos felizes que outras pessoas também tiveram interesse em qualificar”, afirmou.

Além dos operadores de máquinas da prefeitura, também estão participando do curso pessoas da cidade que possuem interesse na área. O pecuarista, Deivid Ávila, de 27 anos, relatou que seu pai é caminhoneiro e trabalha com retroescavadeira há muitos anos e que ele pretende seguir os mesmos passos. “O curso está sendo bem interessante para agregar conhecimento nessa área, já que vou seguir esse caminho”, afirmou.

Deivid Ávila, pecuarista

Para o caminhoneiro ativo, Robisson Madruga, 39 anos, o curso está muito interessante e bem qualificado. “Como eu trabalho com máquinas e tratores é mais aprendizagem pro meu currículo, por isso busquei fazer o curso”, afirmou.

Apesar da primeira turma recém estar começando as aulas práticas, o diretor de infraestrutura rodoviária do município, Juliano Moreira, que também está realizando o curso, afirmou que a qualificação está sendo bem proveitosa. “Está tendo bastante dicas úteis que facilitarão o trabalho dos operadores no dia a dia”, afirmou.

O instrutor do Senar, Maurício Jurgina, disse que no curso os alunos aprendem conhecimentos sobre motor, transmissão, sistema hidráulico, sistema elétrico e classificação dos lubrificantes, além de manutenção preditiva da retroescavadeira e sobre a operação da máquina. O curso também possui aulas práticas.