IPE promete normalizar atendimento a prefeituras do RS até quarta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) prometeu normalizar o atendimento aos pacientes até a quarta-feira (7). O atendimento de saúde para servidores municipais de 40 municípios do estado estavam suspensos desde o 1ª de janeiro em função de um impasse na renovação dos contratos.

O impasse entre IPE e prefeituras começou quando o instituto decidiu aumentar o valor da contribuição para algumas prefeituras, alegando déficit nas contas. Em Pinheiro Machado, atualmente, a contribuição chega a 13,2%, somando-se os percentuais recolhidos do usuário e da Prefeitura. Com a nova proposta do instituto, o somatório deverá alcançar 15%.

Outros exemplos são os municípios de Panambi, no Noroeste, onde o prefeito chegou a entrar na Justiça pedindo a retomada dos atendimentos. “O município está pagando hoje 13,2% e o Estado, 6,2%. Então nós achamos que o Estado tem que reajustar para ficar mais perto daquilo que nós pagamos hoje”, diz Miguel Schmitt Prym.

Em Guaíba, na Região Metropolitana, a proposta do IPE é aumentar a contribuição de 15% pra 22%. Hoje, o valor é pago metade pelo servidor, metade pelo município. Pelo menos 3 mil pessoas estão sem atendimento.  Em Cachoeira do Sul, na Região Central, são cerca de 1,9 mil servidores da prefeitura com plano de saúde suspenso.

No total, 40 municípios ainda não assinaram novos contratos com o IPE, todos eles com aumento no valor da mensalidade do plano de saúde. As prefeituras alegam mesmo motivo: o instituto não apresentou a relação detalhada de consultas e exames em cada município, o que justificaria o aumento da contribuição.

No fim da tarde desta segunda (05), uma reunião no Palácio Piratini apontou uma solução para o impasse. Uma comissão da Federação das Associações de Municípios (Famurs) conseguiu estender o prazo de negociação com o IPE por mais 60 dias. “Essa novela infelizmente se enrola desde maio do ano passado”, diz o superintendente técnico Edivilson Brum.

O presidente do IPE, Valter Morigi, garante a retomada do atendimento nesta quarta-feira (07).

 

Com informações do site Globo.com