Cursos Técnicos do IFSul em Pinheiro Machado

Na manhã de terça-feira, 06, a Chefe de Gabinete, Lóren Pinto Ferreira, e a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Jaqueline Castro dos Santos reuniram-se com o Pró-Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL), Campus Pelotas – Visconde da Graça, Professor Rodrigo Nascimento da Silva e o Chefe do Departamento de EAD do mesmo Campus, Professor Franco Dariz, onde trataram a respeito da possibilidade de implantação de um polo da Rede e-Tec IFSUL em Pinheiro Machado.

Conforme o Portal do Ministério da Educação, a Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto n° 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) e sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.

A ideia da gestão pinheirense é criar o polo para a oferta de cursos técnicos do IFSUL junto ao já instalado polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lucas Prisco.

Poderão ser oferecidos até 4 cursos técnicos, tais como Administração, Contabilidade e Meio Ambiente. O quarto curso ainda não foi definido pela gestão do IFSUL.

Os cursos têm duração de 18 meses e os alunos precisam ter o Ensino Médio completo, pois receberão um certificado de Curso Técnico subsequente.

De acordo com a Chefe de Gabinete, essa é mais uma grande chance dos nossos jovens e adultos se capacitarem sem sair de Pinheiro Machado, o que reduz a necessidade de recursos financeiros e de tempo, entre outras vantagens.

Ela destaca que, com a instalação do polo da UAB, já tivemos um grande avanço nas áreas de educação, capacitação profissional e empregabilidade dos nossos munícipes e agora, se conseguirmos, intalar um polo e-Tec temos a certeza de que a vida de muitas pessoas será diretamente atingida e mudada para melhor, pois é de conhecimento geral que os cursos do IFSUL são de altíssima qualidade e que seus alunos costumam obter boa colocação do mercado de trabalho.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, é mais um importante passo para a Educação em nosso município, uma vez que os estudantes que já concluíram o Ensino Médio terão oportunidade de estudar sem ter de se deslocar para outros municípios, desde que os cursos oferecidos atendam aos interesses deles. Esse é mais um salto para a Educação. Desejamos que, em 2023, tenhamos ainda mais êxito para a Educação em todos os níveis (Infantil, Fundamental, Médio e Superior).

O Prefeito Municipal, Ronaldo Madruga, destacou que os jovens pinheirenses que buscam possibilidade de qualificação terão uma grande oportunidade, com mais uma oferta de cursos.
Ele frisou que agora serão os técnicos e que esse era um anseio da comunidade, que clamava por uma chance de estudo no município e que este momento chegou! Nos comprometemos com a capacitação profissional e esta é mais uma marca da governança municipal.