Consulta popular ocorre na sexta-feira, 18, em Pinheiro Machado

Desde segunda-feira (14), o governo do Rio Grande do Sul promove a votação da consulta popular para a inclusão de projetos no orçamento de 2023. A votação vai até a próxima quarta-feira (23) e pode ser feita pelo aplicativo Colab, pelo site https://planejamento.rs.gov.br/consulta-popular ou pelo WhatsApp (51) 8924-1547 (sem inclusão do 9 na frente do número).

Em Pinheiro Machado, a prefeitura municipal irá distribuir urnas em diversos pontos do Municipio na sexta-feira, 18, visando coletar o maior número de votos.

Para ter acesso à votação, é necessário informar número do título de eleitor, CPF e data de nascimento, além de telefone ou e-mail, caso opte por receber informações do processo. O voto é pessoal e intransferível.

O projeto da consulta popular tem como objetivo destinar recursos para as áreas da agricultura, turismo, direitos humanos e assistência social, meio ambiente, cultura, obras e habitação, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia e trabalho e renda.

As propostas mais votadas devem receber cerca de R$ 55 milhões do orçamento estadual.

Desse valor, R$ 50 milhões vão para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) – 80% do valor precisa ser distribuído igualmente entre eles. O restante é rateado entre as regiões a partir do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Outros R$ 5 milhões são destinados para os nove Coredes mais votados. R$ 1 milhão vai para quem ficar em 1º lugar. Do segundo ao nono, todos recebem R$ 500 mil.
Há 28 Coredes no RS. Dos 116 projetos em votação, 41 (ou 35% do total) são relacionados à agricultura.