Vacina contra o HPV é liberada para meninos a partir dos 9 até os 14 anos

A vacina contra o HPV está sendo aplicada em meninos dos 9 aos 14 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde. A redução da faixa etária para este público, que antes era dos 11 aos 14 anos, é uma forma de aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. Meninas da mesma idade também podem garantir proteção contra a doença.

Em Pinheiro Machado a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde. É necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança ou adolescente. As unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Ministério da Saúde também ampliou, de forma temporária, as idades de vacinação da vacina meningocócica dos tipos A, C, W e Y. Desde setembro deste ano até junho de 2023, a vacina meningocócica é indicada para adolescentes dos 11 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“A vacinação é uma forma de proteger a criança e o adolescente dos riscos causados pelo vírus, antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus. Para isso, precisamos do apoio dos pais e responsáveis para que levem seus filhos até as salas de vacinação”, explicou a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunizações, Marina Scheer dos Santos.

SOBRE A DOENÇA
O HPV é um vírus que pode provocar doenças como cânceres no colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além do aparecimento de verrugas genitais. Para evitar o surgimento destas doenças é necessário ampliar a vacinação e proteger crianças e adolescentes.