Secretaria de Saúde promoverá atividades alusivas ao Outubro Rosa

A prefeitura municipal através da secretaria de Saúde promoverá atividades alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde da sede de Pinheiro Machado. O horário será estendido nas UBS’S até às 20h. Na UBS Zona Sul as atividades ocorrem no dia 19 de outubro. Já nas UBS’s Zona Leste e Zona Norte as atividades ocorrem no dia 26 de outubro.

CÂNCER DE MAMA
Mulheres com + de 40 anos devem fazer o exame clínico uma vez por ano com um profissional de saúde. E mulheres de 50 a 69 anos também devem fazer uma mamografia a cada 2 anos. A detecção precoce aumenta a chance de cura do câncer.

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Mulheres de 25 a 64 anos devem realizar a cada 3 anos o Exame Preventivo Citopatológico (CP). Meninas, dos 9 aos 14 anos de idade, devem realizar a vacina contra o HPV.

PREVENÇÃO PARA AMBOS OS CASOS
– Mantenha os Exames em dia;
– Pratique atividades físicas;
– Mantenha uma alimentação saudável;
– Evite consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;
– Evite estresse e cuide da sua saúde emocional.
Procure uma Unidade Básica de Saúde e saiba mais.