Secretaria da Agropecuária sedia reunião sobre vitivinicultura

Foto: Marcelo Souto

Foto: Marcelo Souto

Por uma vitivinicultura sustentável, descobrir onde estão os problemas e solucioná-los. Com essa proposta aconteceu na secretária de Agropecuária, na última quarta-feira (09), uma mesa redonda para tratar sobre o tema no município de Pinheiro Machado. Segundo o supervisor da área de prospecção de tecnologia da Embrapa, João Carlos Tafarel, o município de Pinheiro Machado foi escolhido para a palestra por ser um município que possui boas condições climáticas para o plantio de uvas finas, como Cabernet Sauvignon,Cabernet Franc, Merlot e Malvasia, todas uvas plantadas no município.

Com a presença dos técnicos da Embrapa de São Gabriel, com a mediação do pesquisador da área de sócio- tecnologia Joelsio Lazzarotto, e com as presenças do secretário de Agricultura, Adelino Luiz dos Santos e o chefe da Emater, Rafael Gonçalves e com o produtor Anir Borsato, a reunião ainda serviu como uma avaliação econômica dos empreendimentos rurais e como troca de conhecimentos entre os presentes no evento, e para colher informações sobre o manejo em geral na vitivinicultura municipal.

Segundo o produtor Anir Borsato, o investimento no plantio da uva é consideravelmente alto, no que pode afastar os interessados na produção dos vinhos, e a ajuda da Embrapa pode reduzir os custos, apontando onde estão os erros e como diminuir as despesas. “A Embrapa e a Emater sempre são bem vindas para auxiliar os produtores do nosso município, sendo eles de uva, de gado ou de grãos. Todos somos parceiros dos produtores”, salientou o secretário Adelino dos Santos.

 

METADE SUL GANHARÁ R$ 600 MIL PARA INVESTIMENTOS NA VITIVINICULTURA.

Segundo o secretário da Agropecuária Adelino Luiz Dos Santos, o Comitê de Vitivinicultura da Metade Sul está prestes a receber um recurso do governo do estado de R$ 600 mil para investir na divulgação dos vinhos finos da campanha e na formação de garçons.
“Nossa cidade tem todas as condições climáticas para o plantio da uva e conta com gente capacitada no ramo. Esse incentivo financeiro virá para formar pessoas ainda mais capacitadas e treinadas para tornar público o potencial pinheirense no circuito dos vinhos finos”, finalizou o secretário.