Prefeitura cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) em Pinheiro Machado

O prefeito Ronaldo Madruga sancionou na última semana a Lei nº 4.519/2023 que cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do Município de Pinheiro Machado.

O principal objetivo do PMPICEPS é promover a implantação de políticas de saúde e suas diretrizes em áreas como acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, arteterapia, meditação, musicoterapia, osteopatia, quiropraxia, reiki, ioga, bioenergética, constelação familiar, ozonioterapia, entre outras.

O Programa visa ao bem-estar da população através da instituição de práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

De acordo com o prefeito, o Programa vai ao encontro de políticas das esferas estadual e federal que permitem o melhor aproveitamento dos recursos destinados a tais áreas para investimento em programas visando integrar a comunidade pinheirense por meio do desenvolvimento de práticas integrativas, por meio das quais se promoverá o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos.

“O programa cria um marco para o desenvolvimento da saúde integral para a população de Pinheiro Machado, pois beneficiaremos os usuários com a prevenção de doenças, aumento da qualidade de vida, longevidade, bem-estar, fortalecimento da imunidade natural do corpo e diminuição dos índices de depressão, violência e ansiedade. Trazendo assim para todos uma nova perspectiva de autocuidado e promoção de saúde e equilíbrio”, aponta o prefeito.