Prazo para pedidos do Programa Troca-Troca de Sementes encerra nesta sexta-feira (17)

Produtores têm até hoje, 17 de junho, para fazer a reserva de sementes para a etapa safra do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O programa está disponibilizando 38 cultivares, sendo 12 de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete de sorgo. Até o momento, 80 mil sacas de sementes de milho e sorgo já foram reservadas por 24,5 mil agricultores de 408 entidades, entre prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas do estado.

A prefeitura de Pinheiro Machado por um longo período esteve inadimplente com a Secretaria de Agricultura do RS e consequentemente estava fora do Programa.

Neste ano, o governo municipal reverteu a situação e voltou a fazer parte do Programa Troca-Troca de Sementes.

Desta forma, os produtores pinheirenses interessados no Programa poderão procurar a Secretaria de Agricultura do Município, além dos sindicatos e a Emater para se cadastrar.

“Estamos reforçando o aviso, pois o programa ainda tem estoques disponíveis e ainda dá tempo para os agricultores fazerem a reserva das sementes de milho e/ou sorgo. Estou contente com o empenho do veterinário do município Edson Hélio, porque juntos, conseguimos retornar esse sistema de aquisição de sementes, que há muitos anos não estava à disposição dos produtores”, destaca o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura.

Segundo Rogério, que é também secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa é uma excelente opção para os agricultores que buscam reduzir seu custo de produção mantendo a qualidade do insumo semente.

A principal novidade desta safra é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas. Assim, cada agricultor vai poder fazer a reserva de até seis sacas de milho ou sorgo na etapa da safra e mais seis sacas na etapa da safrinha.

Os pedidos de sementes para a safra poderão ser feitos até essa sexta-feira (17) e para a safrinha os pedidos começam no dia 20 e encerram no dia 24 de junho. A entrega das sementes para a safra será feita nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro.

O pagamento da parcela transgênica é feito antes da entrega da semente. O restante dos valores tem subsídio de 28%, financiado pelo governo do estado, e será pago pelos agricultores em 2023.