Município terá unidade do Projeto Fábrica de Gaiteiros

A Secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves esteve nesta quarta-feira, 15 de junho, na Fábrica de Gaiteiros Renato Borghetti, no município Barra do Ribeiro pra conhecer melhor o projeto que deve ser implantado no município em 2023.

A Secretária foi recebida pelo Coordenador Geral Newton Grande e pelo Diretor Renato Borghetti que apresentaram o projeto que foi desenvolvido para disponibilizar, gratuitamente, o acesso de jovens de 7 aos 15 anos de idade ao aprendizado do acordeon, nesse caso a “gaita de oito baixos” como é comumente chamada na cultura do Rio Grande do Sul.

O projeto tem por objetivo resgatar o uso do instrumento no meio sócio-cultural regional e, para tanto, foi necessário também que se retomasse a fabricação do instrumento para poder disponibilizar de forma gratuita, em sala de aula, a gaita para a prática dos alunos que também podem levar o instrumento para casa pra aprimorar o estudo.

De acordo com a secretária, o município já recebeu a minuta do convênio que será entregue ao Prefeito Ronaldo Madruga para análise e assinatura. “A atual administração está em busca constante de novos projetos para as nossas crianças e nossos jovens, viemos muito entusiasmados e encantados com este projeto”, relatou.