Executivo dá mais um passo em busca de médicos para região

O prefeito Ronaldo Madruga estará essa semana em Brasília, junto à sua equipe, cumprindo agenda em Brasília a fim de avançar na busca de médicos para a região junto ao Cideja – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão e AZONASUL, os quais abrangem cerca de 30 municípios gaúchos.

O prefeito está acompanhado da sua Chefe de Gabinete, Lóren Ferreira e do secretário de Administração, Alex Camacho, além de representantes dos municípios de Candiota, Herval, Arroio Grande e Jaguarão.

A pauta desta segunda-feira, 11, foi a falta de médicos na rede básica de saúde, problema que vem se agravando em toda região. O objetivo é tratar sobre a possibilidade da atuação de médicos formados no Uruguai na atenção básica dos municípios.

O prefeito Ronaldo já esteve em Jaguarão tratando sobre o assunto com o Cônsul do Uruguai, também já foi realizado reunião virtual com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), bem como o vice-prefeito também esteve recentemente em Aceguá para tratar desta pauta.

Para entender melhor:
Existe um Decreto Federal de 2010, que permite que médicos uruguaios possam, por meio de termo de cooperação, atuarem em cidades que estão ao lado do Uruguai. O objetivo dos municípios do CIDEJA e Azonasul, é que neste decreto seja incluso municípios em faixa de fronteira (aqueles com até 150 quilômetros da fronteira), como Pinheiro Machado, Candiota, entre outros.