EMEF São João Batista participa ativamente de oficina de Grafite Lúdico na 1ª Semana da Juventude

No sábado, 26, foram realizadas oficinas e grafite e de danças na Pracinha de Esportes. Na oportunidade através do professor Irajá Bica Farias, da cidade de Bagé, se trabalhou com a técnica de grafite lúdico, onde foram criadas grandes formas, que foram preenchidas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista. Os alunos misturaram os corantes na tinta branca, de maneira a formar as cores por eles desejadas.

O Professor inicialmente tratou a respeito do grafite e de suas técnicas e explicou aos alunos o processo da criação das imagens e, também, das cores. Os temas escolhidos para ficarem retratados na Pracinha de Esportes foram sobre o Esporte, Educação, Cultura afro e Natureza.

Sendo assim, durante toda a manhã, os alunos da EMEF São João Batista tiveram uma aula prática sobre arte, cultura e lazer. Os participantes puderam aprender fazendo.

Os Professores e a Diretora, que acompanharam os alunos durante toda a atividade e ainda no período da tarde em outras atividades se mostraram bastante satisfeitos com a participação ativa dos alunos e com a forma como os ensinamentos foram conduzidos.

A diretora da Escola São João Batista, Fabiane de Quadros Fagundes, destaca que nas atividades foi possível ver que, alguns alunos com muita dificuldade de expressão nas atividades regulares da escola, participarem ativamente da oficina, deixando a arte e a forma de se expressar por meio dela florescer. “A empolgação dos alunos foi tanta que imploraram para permanecer nas atividades da tarde, onde ainda participaram das oficinas de Danças Urbanas e Danças Afro”, acrescenta Fabiane.

Peça central na realização da Semana da Juventude, a chefe de Gabinete, Lóren Pinto Ferreira enfatizou que a participação dos alunos da EMEF São João Batista foi de extrema importância, pois os alunos chegaram motivados e com muita vontade de aprender não apenas a respeito do grafite, mas da proposta que incluía importantes conteúdos como cultura afro-brasileira, meio ambiente, educação e esportes.

“Uma das coisas que mais chamou a atenção foi a empolgação e a paixão demonstrada pelo grupo de Professores e pela Diretora da escola, os quais vibravam com as realizações dos alunos e deixavam clara a importância de atividades como as realizadas no sábado durante os turnos da manhã e da tarde. O corpo docente e diretor da escola mostrou o que é de conhecimento de todos: que eles são exemplo e inspiração aos alunos e que precisam estar presentes e motivados para que as atividades fluam”, completa Lóren.

O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura avaliou como importantíssima a Semana da Juventude. “Pude perceber os jovens envolvidos nas atividades propostas e isso foi ótimo. Muitos dos jovens através das palestras, oficinas, puderam demonstrar seus talentos e debater sobre seus anseios. Gostaria de parabenizar a nossa chefe de Gabinete, Lóren, por todo empenho e organização das atividades. Esperamos que em 2023 seja realizada a segunda edição e mais pessoas participem das atividades”, destaca Rogério.

“Agradeço imensamente todos os nossos funcionários envolvidos na organização do evento e palestrantes convidados, que com certeza contribuíram com o futuro dos jovens pinheirenses. Gostaria de agradecer a nossa chefe de gabinete, Lóren, e o professor Sandro, por juntos organizar a Semana da Juventude. O nosso compromisso com a juventude é forte e muito importante para o futuro da nossa cidade. A primeira Semana da Juventude afirma nossa proximidade com os jovens pinheirenses e desperta o interesse no futuro, no mercado de trabalho, empoderamento, inclusão e na capacitação”, comenta o prefeito Ronaldo Madruga.