Desfile de 20 de Setembro em Pinheiro Machado celebra a autenticidade da tradição gaúcha

Fotos: Laudelino Moura Jr.

No último domingo, dia 1º de outubro, Pinheiro Machado presenciou mais uma vez a grandiosidade de seu Desfile de 20 de Setembro, evento que celebra as raízes e a cultura gaúcha de forma autêntica e emocionante.

Com a transferência da data tradicional do dia 20 de setembro para o dia 1º de outubro, o CCTG Lila Alves, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, organizou mais um Desfile Temático memorável. O evento contou com a participação de 15 piquetes locais e 3 piquetes visitantes, totalizando cerca de 450 cavaleiros que desfilaram com orgulho suas tradições e costumes.

Os piquetes Redomão, A Moda Antiga, Do Xirú e Piazitos do Rio Grande se destacaram com suas apresentações temáticas, proporcionando um espetáculo de cores, música e cultura ao público presente.

Além dos piquetes com temas, também desfilaram sem tema os piquetes Querência, Alma Crioula, Sentinela do Cerro, Pampa e Fronteira, Dos Farias, Rafael Pinto Bandeira, Alma de Potro, Lila Alves, Curral de Pedras, Guardiões da Olaria e Herança do Passado. Da cidade de Pedras Altas, os piquetes Santa Maria e Tropilha Crioula marcaram presença, assim como o piquete Laçadores de Candiota, representando a cidade de Candiota.

Uma emocionante participação no desfile veio dos integrantes do projeto Escolinha do Laço, um projeto social que ensina as crianças do município a laçar e que já rendeu frutos notáveis, com participantes premiados em rodeios pela região.

A premiação também foi um momento especial, com destaque para os piquetes premiados:

Piquetes Sem Tema (premiados pelo CCTG):
1º Lugar: Piquete Guardiões da Olaria
2º Lugar: Piquete Herança do Passado
3º Lugar: Piquete Rafael Pinto Bandeira

Troféu Lanceiros Negros (Voto popular e premiado pela Prefeitura Municipal):
Piquete Do Xirú

Piquetes com Tema (premiados pela Câmara de Vereadores):
1º Lugar: Piquete Do Xirú
2º Lugar: Piquete Redomão
3º Lugar: Piquete Piazitos do Rio Grande

O prefeito em exercício, Rogério Gomes de Moura, prestigiou a cerimônia de premiação enfatizando a importância de mais piquetes participarem do desfile temático, destacando que isso mantém o município como o detentor do desfile mais autêntico do Rio Grande do Sul. Ele também parabenizou a patronagem do CCTG Lila Alves pela excelente organização do evento.

“Este Desfile de 20 de Setembro em Pinheiro Machado mais uma vez reforçou o compromisso com a tradição gaúcha e a autenticidade que fazem da cidade um destaque no cenário cultural do Rio Grande do Sul”, pontuou Rogério.