Campanha recolhe mais de 800 pneus sem uso

A Prefeitura Municipal através do Departamento de Meio Ambiente realizou no mês de fevereiro uma Campanha de recolhimento de Pneus inservíveis no Município.

Foram recolhidos gratuitamente, pela empresa Ecotires Soluções Ambientais LTDA, mais de 800 unidades, entre pneus de carro, camionete e caminhão.

Segundo os servidores do Departamento de Meio Ambiente Rogério de Souza Lucas, Thais Cunha e Joyce Luiz, a Campanha ocorrerá anualmente no Município.

Segundo o Agente de Endemias Rogério de Souza Lucas o descarte de pneus no meio ambiente gera uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias e financeiras.

“Depois de dias de trabalho árduo concluímos com sucesso o recolhimento de pneus inservíveis. Um trabalho realizado por diversas mãos, o qual só foi possível devido ao esforço e comprometimento de todos que colaboraram para o sucesso da atividade”, destaca Lucas.

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INADEQUADO DE PNEUS:
Elevado tempo de deterioração – causando poluição do solo e contaminação de áreas;
Exposição à luz solar e às chuvas – pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera;
Saneamento básico – pneus são fontes para diversas doenças: Dengue, Malária e Febre Amarela entre outras.
Acumulando água e sujeira – pneus contaminam o solo, podendo causar infecções nas pessoas e atingindo os animais que se alimentam de recursos naturais contaminados pela eliminação de resíduos químicos. Ainda favorecem a proliferação de roedores transmissores de diversas doenças.