UBS Zona Sul estende atendimento para melhor servir a comunidade

Visando atender de maneira mais abrangente às necessidades da comunidade, a Prefeitura decidiu estender o horário de funcionamento da UBS Zona Sul. Agora, a unidade estará aberta das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, exceto em feriados ou atividades programadas.

A ampliação do horário de atendimento não é apenas uma mudança de logística; é uma estratégia para ampliar e qualificar o acesso à atenção básica. Com mais profissionais integrados à equipe, a UBS busca cadastrar-se no programa federal “Saúde na Hora”.

O objetivo principal é aprimorar os indicadores de saúde, com ênfase na vacinação da população que trabalha no horário de funcionamento tradicional da UBS, ao mesmo tempo em que visa reduzir os atendimentos de baixo risco no Pronto Atendimento.

A cerimônia inaugural do novo horário de atendimento contou com a presença de secretários, vereadores, profissionais de saúde e o prefeito em exercício, Rogério Gomes de Moura.

O prefeito enfatizou o compromisso do governo municipal em manter as contas no azul, com fôlego financeiro, garantindo que os serviços voltem aos contribuintes na forma de atendimento de qualidade. Ele também fez um apelo aos profissionais para que continuem tratando bem os munícipes que necessitam de atendimento.

O Secretário Municipal de Saúde, Diego da Silva Moreira, ressaltou os avanços significativos na saúde municipal, destacando a ampliação da UBS Zona Leste, o processo seletivo para agentes comunitários de saúde e combate a endemias, a renovação da frota de veículos, a implementação das Práticas Integrativas Complementares (PICS), a presença de educadores físicos na Academia de Saúde e a implantação do Programa Fila Zero com recursos municipais.

MAIS SOBRE
No ano de 2003, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul iniciou suas atividades com o Programa Saúde da Família, um marco que se estendeu ao longo de duas décadas, completando 20 anos em 2023. Com uma trajetória significativa no cuidado à saúde da comunidade, a UBS tem desempenhado um papel fundamental ao oferecer uma gama diversificada de serviços.

A UBS Zona Sul destaca-se por sua variedade de serviços, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de atendimentos especializados envolvendo profissionais como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Entre os serviços prestados, encontram-se também coleta de citopatológico de colo, atendimento pré-natal, puericultura, visita e atendimento domiciliar, grupos específicos para hipertensos e diabéticos, testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C, e, é claro, vacinação.