Site da Prefeitura de Pinheiro Machado cumpre grande parte da LAI

Foto: Reprodução

Nesta semana, foi publicado nos meios de comunicação um estudo que avalia os sites das 496 prefeituras do RS. Neste levantamento, Pinheiro Machado aparece muito mal ranqueado, cumprindo apenas 6 dos 20 itens analisados e que obedecem a Lei de Acesso a Informação (LAI). Mas a realidade não é bem essa.

Em setembro passado, o município contratou, através de tomada de preços, a empresa Time 7, responsável pela confecção do novo site, lançado e publicado no último dia 09 de outubro, conforme matéria divulgada nos meios de comunicação. E justamente este foi o dia em que Pinheiro Machado foi avaliado neste levantamento, segundo o próprio estudo. “Neste dia, nosso site estava praticamente sem conteúdo. Só haviam sido publicadas informações institucionais que já estavam disponíveis no site antigo. E foram estas poucas informações que somaram estes 6 itens na avaliação”, explica Tiago Fagundes, Chefe do Serviço de Informação ao Cidadão. “Entramos em contato com o órgão responsável pelo levantamento, pedimos uma reavaliação, explicando a situação, mas não fomos atendidos”, completa.

Outra realidade

Passados 50 dias da avaliação, a realidade é outra no site da Prefeitura de Pinheiro Machado, com grande parte das seções atualizadas e com informações disponibilizadas. Segundo avaliação feita pela Unidade de Controle Interno do município, hoje, o espaço cumpre 18 dos 20 itens avaliados pelo estudo.

“Para se ter uma idéia, os dois municípios mais bem avaliados no estudo (Campo Bom e Novo Hamburgo) cumpriram 19 dos 20 itens. Não é uma competição, mas sim, um comparativo de que o site de Pinheiro Machado, hoje, atende de forma satisfatória a legislação”, explica o prefeito José Felipe da Feira.