Semana Municipal da Consciência Negra e Feira do Livro: Celebrando a Diversidade em Pinheiro Machado

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu entre os dias 27 a 30 de novembro uma semana repleta de eventos culturais dentro da Semana Municipal da Consciência Negra e da Feira do Livro. Com uma programação diversificada, o evento teve como objetivo celebrar a rica herança cultural afro-brasileira, promovendo a leitura e o conhecimento.

Segunda-feira – 27/11: Uma Jornada pelos Lanceiros Negros:
A semana teve início na Câmara de Vereadores com uma exposição de trabalhos manuais dedicados aos lanceiros negros, conduzida pela artesã e oficineira Márcia Silveira e seus alunos. A programação incluiu um workshop de turbantes e uma palestra sobre a história e desafios enfrentados pelos negros nos dias atuais, apresentados pelo Coletivo de Mulheres Negras de Bagé de Dandara. O evento também contou com a exibição do curta-metragem “Apagados da História”, produzido pelos alunos da EMEF Neli Betemps em Candiota.

Terça-feira – 28/11: Abertura Oficial da Feira do Livro:
No Ginásio Municipal, a abertura oficial da Feira do Livro foi marcada pelo discurso da Patronesse Maria Escolástica Farias de Lima Ribeiro. Durante o dia, a feira recebeu visitantes e contorno com apresentações da EMEI Tania Maria Silveira Cardoso. Além disso, os alunos do Colégio Hipólito Ribeiro expuseram trabalhos sobre consciência negra, supervisionados pela professora Juliana Souza, e foram apresentados os projetos “Era uma vez sacola da leitura” e “Era uma vez um ovo” da EMEI Pinheirinho.

Quarta-feira – 29/11: Cultura, Arte e História Afro-Brasileira:
O Ginásio Municipal continuou a sediar a Feira do Livro, com apresentações e exposições ao longo do dia. Destaque para a escola de capoeira Lanceiros Negros, que proporcionou uma apresentação envolvente. A artesã Márcia Silveira e seus alunos novamente encantaram o público com trabalhos manuais dedicados aos lanceiros negros. O curta-metragem “Apagados da História” foi novamente exibido, desta vez pela tarde.

Quinta-feira – 30/11: Encerramento e Lançamento Literário:
O último dia da semana foi marcado pelo encerramento da Feira do Livro no Ginásio Municipal, que estava aberto à visitação. Às 13h30, houve o lançamento do livro “2º Antologia – 2023 Nossas Raízes”, representando mais um capítulo na celebração da cultura e da literatura local. O evento contou com a participação de renomadas livrarias, como a “Prazer de Ler”, “LEB Livraria e Cafeteria” e “Vício do Saber”.

A Semana Municipal da Consciência Negra e a Feira do Livro de Pinheiro Machado proporcionaram uma experiência enriquecedora, promovendo o conhecimento, a cultura afro-brasileira e o hábito da leitura. O evento reforçou a importância da diversidade e da valorização das raízes culturais, deixando um legado de aprendizado e reflexão para a comunidade local.