Secretário de Educação faz esclarecimentos sobre o início do ano letivo no período da bandeira preta

Após toda a programação para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, foi declarada bandeira preta até o dia 31 de março. O secretário de educação, Sandro Rosa, faz esclarecimentos de como ficará a situação.

“Estamos vivendo um período muito delicado e incerto num contexto global, nosso município está inserido neste contexto de pandemia mundial, e neste momento não podemos dar ocasião para atos irresponsáveis. Para tal, estamos revendo toda a nossa programação; nossa abertura do ano letivo continua no dia 08 em cerimônia online, pela Câmara de Vereadores. No dia 09 de março, quando estaríamos nos reunindo com os professores em grupos menores, resolvemos fazer a reunião online com toda a rede, e no decorrer da semana de 10 a 12 de março, as direções conversarão individualmente com cada professor de cada escola, para dar as orientações sobre turmas, alunos e dinâmicas da escola no período remoto.”

O secretário respondeu as principais perguntas que chegam até a Secretaria de Educação:

No dia 15 de março as aulas iniciarão. Continua esta data para o início do ano letivo?
Sim. As aulas seguirão o calendário já aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, porém com uma pequena adaptação. Os professores começarão efetivamente seus trabalhos em 15 de março, só que de maneira remota, ou seja, de 15 de março a 02 de abril os professores ficarão em casa em Ensino Remoto, planejando suas atividades para cada turma. Sempre lembrando que todas as atividades de 2021 estão regradas no Plano de Contingência para Enfrentamento da COVID-19.

Os alunos precisarão ir na escola no dia 15 de março para iniciar suas atividades?
Não, os alunos só irão às escolas a partir do dia 05 de abril, caso a bandeira preta mude para vermelha ou laranja, para receber as primeiras atividades referentes a sondagem dos conteúdos. Se continuarmos na bandeira preta, novas orientações serão fornecidas.

Como ficam os alunos do transporte escolar?
Os alunos do transporte escolar, receberão suas atividades em casa. Cada escola se organizará para fazer a entrega e receber as devolutivas das atividades propostas pelos professores.

O que os professores estão achando deste modelo remoto, onde cada um terá que estar um dia da semana na escola planejando e entregando material para os alunos ou para suas famílias?

Muitos professores discordam deste método de ensino e desta dinâmica de estar um dia da semana à disposição da escola, mas nós precisamos entender que a pandemia está aí, mas não podemos deixar de lado o compromisso que temos em dar início às atividades escolares, procurando atender os nossos alunos de maneira responsável e coerente com a realidade. No ano de 2020, todos trabalhamos procurando caminhos para acertar e não perdermos o ano letivo, toda a tentativa para acertar foi válida, mas agora em 2021 precisamos formatar o modelo remoto para que possamos avançar de maneira objetiva, procurando normatizar cada ação, cada passo e principalmente tendo um olhar mais humano e responsável para os nossos alunos e comunidade escolar. Os professores são atores primordiais no cenário educacional, e não se pode perder o contato com os alunos.

Como as escolas estão se preparando para o enfrentamento da COVID-19?
Todas as nossas unidades de ensino receberam informações para enfrentar a Covid-19 em seu espaço escolar, seguindo as normas orientadas pela Secretária de Saúde. Cada escola recebeu um plano norteador e um plano de contingência para basear-se no ano de 2021, também recebeu verba específica para comprar equipamentos e produtos para higienização e proteção.

E o processo seletivo como fica?
O processo seletivo é o que mais nos preocupa neste momento, pois temos muitas lacunas nas escolas por não termos o nosso quadro de professores e funcionários completos, mas em função da bandeira, precisaremos protelar a aplicação das provas seletivas. Tínhamos programado para ser no mês de março, mas só poderemos fazer tal processo em abril, isto significa que as lacunas permanecerão até o mês de maio, pois estamos impossibilitados de resolvermos isto antes. O pedido para aprovação do projeto do processo seletivo, já foi para a Câmara de Vereadores.