Secretaria de Educação de Pinheiro Machado realiza Formação pedagógica

O Ginásio Municipal de Desportos foi o local escolhido pela Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto para sediar na quinta-feira, dia 3 de março, a formação pedagógica de abertura do ano letivo de 2022 para toda Rede Municipal de Ensino.

A formação teve como público-alvo as equipes diretivas, professores (as) das Escolas da Rede Municipal de Ensino e equipes diretivas do município de Pedras Altas.

Jaqueline Castro dos Santos, Secretária de Educação iniciou suas colocações desejando aos profissionais da educação um ótimo ano de trabalho e parabenizando-os pelos esforços dedicados à educação municipal principalmente nos dois últimos anos, quando a pandemia fez todos se readaptarem.

“Os dois últimos anos foram muito difíceis, tanto para as equipes diretivas e educadores como também para os alunos. Todos tivemos que nos readaptar e por isso todos merecemos elogios”, frisou Jaqueline.

A secretária aproveitou para relatar uma lista de projetos que deverão entrar em ação no ano de 2022 nas escolas do Município.

“Sempre pensando no melhor para os alunos iremos implantar projetos ao longo deste ano, como a escola cívico-militar na Escola Manoel Lucas Prisco, o Projeto reforço escolar com aulas de matemática e português para alunos de 2º ao 9º ano, o Projeto Prato Cheio, além de projetos na área da arte, cultura e esporte”, colocou Jaqueline.

O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura destacou que os projetos que irão ser implantados nas escolas visam diminuir a defasagem educacional dos últimos dois anos ocasionada pela Covid-19.

“Será mais um ano complicado em razão da pandemia, e por isso pedimos encarecidamente empenho de toda comunidade escolar para diminuir essa defasagem na educação que se dá devido a pandemia”, explicou Moura.

O prefeito municipal Ronaldo Madruga iniciou suas colocações referindo-se ao debate com a comissão de professoras realizado mais cedo na prefeitura, em que foram esclarecidas diversas dúvidas do novo plano de carreira do magistério.

“Todos professores merecem respeito e nós como gestores públicos, devemos respeitar. O radicalismo não pode tomar conta em nenhum lugar da Gestão. Quem está frente a uma Gestão não pode viver do radicalismo, porque desta forma não ocorre o diálogo. A conversa sobre o plano foi boa e estamos abertos para o diálogo”, reforçou Madruga.Ronaldo destacou que os projetos que irão ser colocados em prática em 2022 na área da educação servirão diretamente para atender as necessidades dos alunos, principalmente em período pandêmico.

“O Projeto de Reforço Escolar em Matemática e Português será de grande valia, assim como a atuação das psicólogas nas escolas, pois diversos alunos estão sofrendo com o afastamento das sala de aulas. Muitas coisas ainda virão para melhorar e estamos para buscar soluções. Não vamos dar oportunidade para radicalismo e ofensas”, enfatizou.

Completando o prefeito municipal disse que, se tudo correr bem, neste ano ainda irá ser realizado concurso público na área da educação. “Se tudo correr bem, em 2023 novos professores integrarão o quadro efetivo da Prefeitura”, destacou.

Na oportunidade Junior Alves Silva, Supervisor da Universidade Unina, Coach & Consultor Empresarial, ministrou palestra com o tema Gestão de Pessoas & liderança, que contempla os tipos de temperamentos e suas influências; Comunicação corporal e verbal Eficaz; Gestão de atritos; Motivação Educacional; Educação na era Digital; A escola como estímulo de criatividade dos alunos; Ferramentas de Gestão.

A abertura do evento contou com a apresentação musical de Théo Oliveira e Amauri Jr.