Secretaria de Educação de Pinheiro Machado promove 1ª Capacitação Pedagógica do ano letivo de 2022

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promoveu na quarta-feira, dia 2, a 1ª Capacitação Pedagógica do ano letivo de 2022. O Evento realizado no plenário da Câmara Municipal reuniu professores e as equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, a palestrante Juliana Tomkowski Mesko da Fonseca abordou sobre as estratégias de ensino à luz da LDB e da nova BNCC: desafios e perspectivas.

Já o Gonçalino Mesko da Fonseca ministrou palestra sobre o novo Fundeb, sobre o plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação, como também sobre os aspectos legais, reflexão do contexto local e planejamento para novas possibilidades.

Para a Secretária de Educação Jaqueline Castro dos Santos a capacitação pedagógica foi muito significativa, pois abordou temas de interesse coletivo.

“Pautas como as Estratégias de ensino à luz da LDB e da nova BNCC, são temas que geram ainda muitas dificuldades de entendimento e estranheza entre os professores e equipes diretivas pois, a nova Base Comum Curricular foi implantada no município em 2020 e logo veio a pandemia e estudos que deveriam ser realizados e que não foram possíveis devido ao fechamento das Escolas por causa do Covid-19”, relatou.

No entanto, Jaqueline afirma que ao longo desse ano, esse tema será fonte de estudos para melhorar a compressão e a utilização de forma eficaz das Competências gerais e Habilidades que vem enriquecer o Currículo Escolar.

Presente no evento, o prefeito municipal Ronaldo Costa Madruga destacou que a ideia é que todos construam políticas melhores para a educação. “Queremos ver as nossas crianças bem alimentadas, bem atendidas, queremos fazer o melhor, de forma clara e com isonomia”, afirmou.

SOBRE OS PALESTRANTES
Gonçalino é Economista Graduado em Ciências Econômica pela Universidade Católica de Pelotas; Auditor por 30 anos no Tribunal de Contas do RS e Consultor em Gestão Pública. Juliana é Professora e Advogada; Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Nesta quinta-feira (03), ocorre no Ginásio Municipal de Desportos uma formação pedagógica de abertura do ano letivo de 2022 para toda rede municipal de ensino.A formação tem início às 13h e tem como público-alvo as equipes Diretivas, Professores(as) das Escolas da rede municipal de ensino e Equipes Diretivas do município de Pedras Altas.

Na oportunidade Junior Alves Silva, Supervisor da Universidade Unina, Coach & Consultor Empresarial, ministrará palestra com o tema Gestão de Pessoas & liderança, que contempla os tipos de temperamentos e suas influências; Comunicação corporal e verbal Eficaz; Gestão de atritos; Motivação Educacional; Educação na era Digital; A escola como estímulo de criatividade dos alunos; Ferramentas de Gestão.