Reunião do Programa de Aquisição de Alimentos em Pinheiro Machado

Nesta quinta-feira, 24 de agosto, a tarde foi marcada por um encontro significativo promovido pela Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso.

Produtores locais do Programa Alimenta Brasil, agora denominado Programa de Aquisição de Alimentos, reuniram-se com a secretária de Assistência Social Vivian Alves e com representantes da Emater para tratar sobre o andamento do Programa no Município e para avaliação do último semestre, no qual já foram injetados na agricultura familiar mais de R$ 100 mil reais.

O Programa de Aquisição de Alimentos não beneficia apenas os produtores, injetando recursos substanciais na agricultura familiar, mas também enriquece a mesa de muitas famílias em situação de vulnerabilidade.

Na oportunidade os produtores compartilharam suas experiências, desafios e sugestões para melhorar ainda mais o programa, garantindo que ele continue a ser uma força transformadora para a agricultura local.

No último semestre o Programa contou com a participação de 39 produtores, entre eles, duas agroindústrias de Pedras Altas estão incluídas no grupo de fornecedores, Agroindústria dos panificados e Mãe Terra.

Pinheiro Machado foi o único município do Rio Grande do Sul a ser contemplado com o Programa, onde receberá recursos por 5 anos, com o valor de R$ 200 mil anual, totalizando R$ 1 milhão.

Sobre a aquisição dos alimentos, o produtor entrega o produto na terça-feira e no dia seguinte é realizada a distribuição aos consumidores, assim que os produtos são entregues, é feita a entrada da nota fiscal no sistema e o ministério realiza o pagamento direto ao produtor através do cartão do Banco do Brasil que foi entregue aos fornecedores no ato do lançamento do programa.