Reunião de Emergência em Pinheiro Machado aborda danos causados por fortes chuvas

Na última terça-feira, 12 de setembro, uma reunião importante ocorreu no município de Pinheiro Machado para discutir os efeitos causados pelas intensas chuvas que assolaram a região.

Estiveram presentes o prefeito Ronaldo Madruga, o vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, Rogério Gomes de Moura, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Gallo, o secretário de Obras, Urbano Montardo, a assistente social, Juacema Costa, o secretário de Saúde, Diego da Silva Moreira e o vereador Cássio Câmara.

Na oportunidade foram elaborados pareces técnicos visando embasar o decreto de situação de emergência em Pinheiro Machado.

Com o Decreto de Emergência, o governo municipal busca a captação de recursos do Governo Federal para reverter os prejuízos causados pelas chuvas e garantir o restabelecimento da infraestrutura do município.

As precipitações pluviométricas, que totalizaram cerca de 240 mm³ em pouco mais de 24 horas, causaram danos consideráveis em todo o município.

“Mesmo sob condições normais, a vastidão do território de Pinheiro Machado, com cerca de 2.249,6 km², torna a manutenção das estradas um desafio constante. As chuvas intensas, no entanto, agravaram significativamente a situação, causando danos substanciais às estradas vicinais e tornando muitas delas intransitáveis”, destacou o secretário de Obras.

De acordo com a administração municipal, é urgente que o município busque recursos para reparar estradas, bueiros, pontes e pontilhões danificados.

“Os custos estimados para a supervisão de todos os problemas superam o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), dos quais R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) serão destinados à fabricação de pontes e pontilhões, R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) à aquisição de bueiros, R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) à mão de obra para a colocação dos bueiros, e o restante, R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais) ), será investido no reparo e fabricação da malha viária do interior e das ruas da cidade”, destaca os gestores.