Psicólogos escolares criam material buscando divulgar conteúdos relacionados a psicologia e desenvolvimento em Pinheiro Machado

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto conta com dois psicólogos escolares que desenvolvem o trabalho dentro das escolas municipais, de maneira coletiva e em grupo, mas também buscando entender questões individuais.

Os psicólogos Isadora Deamici da Silveira e João Oliveira nesta semana iniciam uma serie de cards para divulgar conteúdos relacionados a psicologia e desenvolvimento, buscando trazer para o dia a dia assuntos da psicologia e saúde mental.

Nesta semana o tema trata sobre:

MÍDIA DIGITAL E TELAS ESTÃO PRESENTES NO DIA A DIA DAS CRIANÇAS.
Cerca de 98% das crianças de 0 a 8 anos vivem em uma casa com um dispositivo conectado à internet e, em média, passam mais de 2 horas por dia nas telas – o que está além do recomendado pelos órgãos mundiais de saúde.

Um estudo feito no Canadá, com 2441 mães e crianças encontrou que o excesso desse uso vem sendo associado a atrasos no desenvolvimento. E, ao entrar na escola, 1 em cada 4 crianças apresenta déficits e atrasos nos resultados do desenvolvimento, como linguagem, comunicação, habilidades motoras e/ou saúde socioemocional.

É importante que a tecnologia e o uso das telas não interfira ou substitua as relações presenciais e as interações familiares de qualidade. Conversar com as crianças, principalmente aquelas em idade pré-escolar, parece ser uma importante ferramenta para evitar atrasos no desenvolvimento da linguagem.