Projeto busca expor fotos e quadros de pinheirenses no hall de entrada da Assembleia Legislativa RS

Na manhã desta terça-feira, 14, o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura esteve reunido com o jornalista pinheirense Luiz Antônio Duarte, popular Nikão, tratando o Projeto Imagens Cacimbinhenses Para Todo Mundo Ver.

O projeto trata sobre a exposição de fotografias, desenhos e pinturas de dois artistas das imagens, sendo Laudelino Cunha de Moura Junior, advogado, ex-vereador, atento observador da flora e fauna local, particularmente, de suas aves e Solemar Júnior, artista plástico (desenho, pintura), com obras que retratam o cotidiano regional, suas paisagens, arquitetura e gente; e fotógrafo que transporta para esta prática mais recente o aprendizado anterior.

Conforme explicado por Nikão, a ideia principal do projeto é expor os trabalhos dos dois artistas de Pinheiro Machado num espaço público e de grande circulação, para além dos limites de seu município, no múltiplo objetivo de mostrar o município de Pinheiro Machado, abrir espaço para a cultura regional, popularizar as obras dos dois autores e abrir futuras possibilidades comerciais para a arte desses dois talentos.

Interessados em apoiar o Projeto podem entrar em contato com Leila Moura pelo (55) 99990.1645.

OS PÁSSAROS DE MOURA JÚNIOR
Laudelino Cunha de Moura Junior é um advogado e ex-agente público que, nos últimos anos, tem focado o seu olhar nos céus e nas matas dos arredores de seu município, feitos de Pampa e de Serras.
É assim, mirando as aves, que ele se tornou o principal contribuinte em imagens fotográficas de aves que vivem e/ou circulam no território pinheirense para o Wiki Aves, o mais completo repositório do gênero no Brasil.

WIKI AVES
O https://www.wikiaves.com.br, a enciclopédia de aves do Brasil, um espaço virtual que, na manhã de 8 de março de 2023, indicava a participação de 44.287 observadores, totalizando 4.458.855 registros de 1958 espécies, aponta a existência de 4.093 observadores no Rio Grande do Sul, responsáveis por 688 espécies flagradas (em imagens e/ou sons), totalizando 446.580 registros em 426.308 fotografias.

PINHEIRO MACHADO NO WIKI AVES
212 espécies de aves que circulam e vivem no território urbano e rural de Pinheiro Machado estavam registradas e fotografadas até a referida data, totalizando 7.227 registros e 7.217 fotografias.

LAUDELINO NO WIKI AVES
Das primeiras 53 imagens de aves em Pinheiro Machado que aparecem no Wiki Aves, 51 são de Laudelino.
Mas sua contribuição vai muito além, chegando 11.859 fotografias de 365 espécies diferentes (incluindo as que ele produziu em outros municípios).

A OBSERVAÇÃO DE AVES
É uma prática que tanto pode servir à recreação quanto à ciência.
No primeiro caso, como prática amadora e/ou profissional ligada à fotografia.
No segundo, como método científico de monitoramento do meio ambiente, capaz de detectar e prevenir fenômenos ecológicos.
Em ambos os casos, é vista como uma prática cidadã, por sua contribuição à consciência e à preservação ambiental.

OS MÚLTIPLOS TALENTOS DE SOLEMAR: PINTURA, DESENHO, FOTOGRAFIA
Solemar Junior, esse jovem cinquentenário, nascido, criado e morador da sua Pinheiro Machado-quase-fronteira, no extremo sudeste brasileiro, e que tem andado mundo afora (Brasil, América Latina, Europa), faz da superação outra de suas marcas pessoais: Solemar é surdo, condição que também lhe tira o poder da fala.

TEMAS, VOCAÇÕES
Paisagens, pessoas, animais, casarios.
Pinturas, desenhos, fotografias.
É nos múltiplos ambientes e vocações que Solemar Junior vem aplicando suas múltiplas vocações, numa combinação aprimorada pelo tempo e pelo exercício constante, a evidenciar sua imensa sensibilidade e seu enorme talento.

DÉCADAS DEDICADAS À ARTE
Sensibilidade e talento que, percebidos no ambiente familiar desde a infância, vêm sendo estimulados e aprimorados ao longo das cinco décadas de vida que ele recém ultrapassou.

ARTE E COMUNICAÇÃO
A tais limitações, contudo, ele responde com a criatividade, exposta tanto nas criações artísticas que encantam suas plateias quanto nas bem sucedidas tentativas de comunicação com seus interlocutores, por meio de gestos incansavelmente traduzidos, quando necessários, por sua mãe Heloísa Helena. Mais recentemente, também as redes sociais instantâneas entraram no rol de suas soluções para se fazer compreender.

FONTE (S) DE INSPIRAÇÃO
Nessa artística trajetória, sua cidade natal, a que antigamente conhecíamos como Cacimbinhas, é fonte permanente de inspiração. É ela que Solemar mostra nas pinturas, nas pessoas e na arquitetura que retrata em desenho e nas imagens digitais que constituem esse imenso acervo de criação.