Prefeitura realiza reunião para tratar sobre doações do Imposto de Renda para Conselhos do Idoso e da Criança e Adolescente

Na última semana a Prefeitura Municipal através da secretaria de Assistência Social, Criança, mulher e Idoso promoveu uma importante reunião na Câmara Municipal, que contou com a presença de contadores para debater sobre a doação do Imposto de Renda para os Conselhos do Idoso e da Criança e Adolescente de Pinheiro Machado.

Na oportunidade, o inspetor da Receita Federal de Bagé, Glaucio Nascimento esteve presente apresentando a campanha para a arrecadação do imposto de renda devido que podem ser destinados aos Fundos Municipais do Idoso e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Conforme explicado, os contribuintes, na modalidade pessoa física, podem destinar até 6% à doação do imposto de renda 2023 do que pagarão à Receita Federal para os conselhos. O prazo para realizar a ação termina em maio.

“São duas áreas importantes onde nós podemos como contribuintes está destinando impostos. Lembrando que você não tira nada do seu patrimônio. Você vai continuar pagando o mesmo imposto que você paga, sendo que parte dele será destinado para os conselhos”, enfatizou Glaucio.

Por meio da doação do imposto de renda 2023 pode ser destinado até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso.

Ao realizar a declaração do IR no sistema da Receita Federal, o contribuinte pode seguir alguns passos até finalizar a doação.

Para fazer a doação, siga os seguintes passos na hora de preencher a Declaração do Imposto de Renda:
– Preencher ficha de “Doações Diretamente na Declaração”
– Escolher o modelo completo da declaração
– Sistema emitirá Darf a ser pago até o prazo da declaração
– No preenchimento da ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, o cidadão deve informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. Há a possibilidade de escolher para qual fundo será destinada a doação, podendo ser na esfera de atuação nacional, estadual ou municipal.

Logo após, o contribuinte deve escolher o modelo completo da declaração e esperar o sistema emitir o Darf (Documento de Arrecadação da Receita Federal), que deve ser pago sem parcelamento até o último dia de entrega da declaração.

Ao fazer a doação, já defina a organização que irá receber, no caso de Pinheiro Machado, Fundo Municipal do Idoso ou Fundo Municipal da Criança e Adolescente.

Fundo do Idoso
35.222.357/0001-07