Prefeitura realiza aquisições para o Banco Municipal de Materiais Ortopédicos

Na segunda-feira, 28, a Prefeitura de Pinheiro Machado através do setor de licitações realizou o processo para aquisição de materiais ortopédicos e equipamentos médico-hospitalares e de fisioterapia, para atender as demandas da Secretaria Municipal da Saúde.

As aquisições se dão por meio de emenda impositiva do parlamentar Éliton Rodrigues.

O banco contará com materiais como cadeira de rodas e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros, destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que, após o uso, deverão devolver nas mesmas condições em que receberam.

“Sabemos que inúmeras pessoas do Município, que necessitam de materiais ortopédicos ou próteses, não possuem condições para adquiri-los, enquanto outros, que já fizeram uso dos mesmos e não mais os estão utilizando, não lhes é indicado ou não há um local fixado para que possam destinar este material.

Por isso, a necessidade de existir um local certo, determinado, para que os donos destes materiais possam doá-los”, explica a administração municipal.

De acordo com o vereador Éliton Rodrigues, este projeto já é sucesso em diversas cidades do Brasil.

“A presença de um Banco Municipal de Materiais Ortopédicos garante o acesso facilitado e gratuito a equipamentos e dispositivos essenciais para a reabilitação de indivíduos com deficiências físicas e problemas ortopédicos. Isso atende diretamente às necessidades de pessoas que, por razões financeiras, não conseguiriam adquirir esses materiais por conta própria. A criação do Banco é uma ação concreta no combate às desigualdades sociais, proporcionando oportunidades iguais para que todas as pessoas, independentemente de sua condição econômica, possam ter acesso aos recursos necessários para uma melhor qualidade de vida”, comemora o parlamentar.