Prefeitura promoveu mutirão para castrações de gatas e fêmeas caninas em Pinheiro Machado

A prefeitura municipal através da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente em parceria com a ONG GPA UPA, por meio do Centro de Zoonoses vem realizando a castração em massa de gatas e fêmeas caninas em Pinheiro Machado.

Na última semana de dezembro foram castrados, de forma gratuita, aproximadamente 100 animais.
De acordo com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Gomes de Moura, o objetivo principal é controlar a proliferação de cães e gatos no Município.

“O primeiro passo é a castração. Desde quando assumimos temos o compromisso e parceria com a ONG GPA UPA, para realizar os procedimentos em Pinheiro Machado. Temos visto que investir nessas ações de forma planejada e contínua é sucesso em várias cidades do Brasil”, explica.

O Governo Municipal já estuda a possibilidade de iniciar no inverno, as castrações dos cães de rua. “A ideia é começar a castrar os machos no inverno, visando melhores cuidados com eles, pois assim diminui as chances do animas abichar”, destaca.

Rogério ressalta que recentemente Pinheiro Machado foi contemplado com 25 mil reais para novas castrações.

“Assinamos em Porto Alegre recentemente juntamente com as vereadoras Laura Ratto (MDB), defensora da causa animal e Elizete Baldez (Progressistas) convênio com o programa “Melhores Amigos” do Governo do RS. Essa assinatura vem ao encontro do que desejamos, que é ter um maior cuidado com nossos animais. Continuamos firmes nesta causa que há anos vem causando problemas para a comunidade. Gostaria de parabenizar a vereadora Laura pela atitude incansável que age nesta luta, muitas vezes, não sendo reconhecida pelas pessoas”, completa.

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
Além do controle populacional dos animais em situação de abandono ser a medida mais segura e eficaz, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Hoje, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação das pessoas.

No município, ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. Por ser um método mais barato, poucos sabem sobre o perigo dessa prática.

O medicamento é vendido sem prescrição médica e acaba sendo administrado quando a fêmea já está prenha, induzindo à morte fetal e colocando em risco a vida da cadela ou gata. Os fetos mortos dentro da barriga acabam apodrecendo, o que faz com que seja necessário levar a fêmea às pressas para o veterinário.

BENEFÍCIOS
Prevenção de inúmeras doenças;
Evita a procriação e crias indesejadas;
Melhora no comportamento;
Evita gravidez psicológica;
Diminui o risco de fugas;
Previne brigas;
Evita propagação de doenças graves;
Aumenta a expectativa de vida.