Prefeitura e Hemopel formalizam parceria para doação de sangue

A prefeitura municipal através da secretaria municipal de Saúde formalizou na última semana parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), para doação de sangue. A parceria foi proposta pelo Poder Judiciário.

De acordo com o secretário de Saúde, Diego da Silva Moreira, Pinheiro Machado passará a disponibilizar 05 lugares semanais para pessoas da comunidade irem até o Hemopel fazer a doação.

“Interessados em doar sangue, devem procurar a secretaria da saúde para saber mais detalhes. O Hemocentro Regional de Pelotas tem trabalhado com baixíssimos estoques de sangue, o que coloca em risco a vida de qualquer pessoa que necessite de uma transfusão. Tem sido comum que a equipe tenha disponível apenas 10% do necessário. A doação de sangue é um gesto muito bonito e importante. Através da doação de sangue podemos salvar vidas de pessoas que nem se quer conhecemos, isso é fazer o bem ao próximo e todos devemos praticar o bem”, destaca Diego.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR!
-Ter idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos)
Para os menores de 18 anos.
Com 16 ou 17 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal. Se não puder o responsável estar junto, necessita um termo de consentimento registrado em cartório. (Essa declaração é fornecida pelo Hemopel).
– Apresentar documento oficial com foto (carteira trabalho, carteira Nacional de habilitação, carteira profissional, passaporte).
– Pesar no mínimo 50 kg
– Estar alimentado
– Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação.
– Ter dormido pelo menos 6h nas ultimas 24hs.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 h.
-Prevenção do Covid: o doador que teve covid, só pode doar, 10 dias após estar curado.
-Vacinas do Covid: Doação de sangue após 7 dias da vacina!
-Tatuagem / piercin/ micro pigmentação nos últimos 06 meses. (piercing em cavidade oral ou regiao genital impedem a doacao).
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 2 meses para homens e 03 meses para mulheres.
– A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses.
– O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses.

INAPTOS PARA DOAÇÃO:
– Sintomas gripais nos últimos 7 dias.
– Vacina gripe 48 horas.
– Antibiótico nos últimos 15 dias.
– Pequenas cirurgias 3 meses.
– Uso de insulina.
– Botox, acupuntura, outros procedimentos com agulhas nos últimos 3 meses.
– Lesões região oral enquanto estiver com a lesão.
– Ter recebido sangue ou derivados nos últimos 12 meses (doador ou parceira/o sexual)

PREVENÇÃO:
– Estão sendo tomadas todas as medidas de distanciamento social, higienização, uso de máscaras e álcool em gel. Lembrando que todo material utilizado é descartado. De forma que o doador possa fazer a doação de forma segura.