Prefeitura de Pinheiro Machado se prepara para Inauguração do Instituto Germinar de Educação Inclusiva

Pinheiro Machado está prestes a dar um passo significativo em prol da inclusão e do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades. Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura Municipal está finalizando as obras de reforma no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro para a apresentação do tão aguardado Núcleo de Atendimento às Pessoas com TEA e Demais Necessidades.

O convênio que possibilitou a criação deste núcleo de atendimento, realizado entre a Prefeitura de Pinheiro Machado e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi assinado no ano de 2022, marcando o início de um projeto que representa um marco na oferta de serviços para a população com necessidades especiais no município.

Importante destacar, que os recursos para aquisição de equipamentos e materiais de uso permanente, com a finalidade de adaptação e customização do prédio e ambiente para sua funcionalidade foi destinado através de emenda impositiva da vereadora Laura Ratto.

O Prefeito de Pinheiro Machado, em suas palavras, expressou a importância deste projeto ao afirmar:

“Esse projeto era tão sonhado e vai mudar a realidade das pessoas que precisam deste atendimento. O que fizemos é tão grandioso quanto qualquer obra que inauguramos em Pinheiro Machado. Temos o dever de nos preocupar com as pessoas, são elas que fazem a nossa cidade, e não faria sentido não colocar nossos moradores em primeiro lugar, principalmente aqueles que mais necessitam de nossa atenção.”

O investimento na reforma do local foi superior a R$ 40 mil reais, demonstrando o compromisso de gestão municipal com a causa da inclusão. A partir de sua inauguração, o Núcleo de Atendimento receberá o nome de “Instituto Germinar de Educação Inclusiva”.

O Instituto Germinar tem como objetivo primordial oferecer e garantir condições plenas para o desenvolvimento humano de pessoas com deficiência, levando em consideração suas necessidades específicas.

Vale ressaltar que o Instituto não se sobrepõe às atribuições da escola regular, mas desempenhará funções complementares, direcionadas às necessidades específicas dos educandos sob uma perspectiva mais especializada.

Para alcançar esse propósito, o Instituto contará com uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de professores especializados.

O Instituto Germinar está plenamente alinhado com a Constituição Federal, com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, defendendo e trazendo para o plano concreto o direito de educação para todos, afirmando-se como lócus garantidor do caminho para que todos experimentem e exercitem, na plenitude, a oportunidade de aprender e se desenvolver, pessoal e intelectualmente, pressupostos inerentes a uma vida digna, autônoma e que possibilite fazer escolhas livremente.

A data de inauguração está prevista para o mês de outubro, marcando um momento histórico para a comunidade local.