Prefeitura de Pinheiro Machado inicia Programa de Melhoria Genética de Bovinos por Meio de Inseminação Artificial

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, deu início ao Programa de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) para bovinos de corte e leite. A iniciativa visa promover a melhoria genética do rebanho local, beneficiando diretamente os produtores rurais da Agricultura Familiar, bem como pequenos e médios produtores.

O Programa abrange o custeio integral de todos os insumos necessários para a inseminação de bovinos de corte e leite. Em contrapartida, os produtores rurais custeiam apenas o profissional responsável pela execução do serviço.

De acordo com a administração municipal, o Programa de Inseminação Artificial surge como uma resposta concreta à necessidade de proporcionar aos produtores acesso a genéticas de qualidade. Através desse serviço, a Prefeitura busca incentivar a utilização de técnicas modernas, visando, assim, o aumento da produtividade e aprimoramento do rebanho local.

Ao investir na melhoria genética dos bovinos, a Prefeitura de Pinheiro Machado acredita que não apenas impulsionará o desenvolvimento econômico da região, mas também contribuirá para a elevação da qualidade da produção agropecuária local.