Prefeitura de Pinheiro Machado confirma retorno da Comparsa da Canção Nativa para 2024

Nesta terça-feira, 05, o prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, e seu vice-prefeito, Rogério Gomes de Moura, reuniu o secretariado municipal para dar uma ótima notícia: a Comparsa da Canção Nativa está de volta em 2024.

Na última semana os pinheirenses estiveram em Brasília buscando a aprovação da Lei Rouanet para captação de recursos das empresas para o festival.

De acordo com o prefeito Ronaldo Madruga o retorno da Comparsa da Canção Nativa é, sem dúvida, uma conquista não apenas para Pinheiro Machado, mas para toda a cultura nativista gaúcha.

“Nosso projeto de R$ 270 mil reais foi aprovado através da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura. O retorno da Comparsa da Canção Nativa é, sem dúvida, uma conquista não apenas para Pinheiro Machado, mas para toda a cultura nativista gaúcha. Esse festival, que se estende por décadas, agora retorna para celebrar a identidade a música, a tradição e a gaúcha. Sua importância é imensurável, e a expectativa é que ele continue a inspirar e a revelar talentos por muitos anos vindouros, reafirmando o compromisso de Pinheiro Machado com suas raízes culturais”, destaca o prefeito Ronaldo Madruga.

A interrupção do festival após a sua 27ª edição, realizada em 2014, deixou uma lacuna na vida cultural da cidade e da região. A comunidade ansiava pelo seu retorno, ciente de que a Comparsa não é apenas um evento, mas um verdadeiro patrimônio cultural.

Para Rogério, a confirmação do retorno do evento, é importantíssima pois representará um estímulo forte na cultura e na economia do Município.

“O retorno da Comparsa da Canção tem um significado profundo para o município. Sua realização propicia um estímulo econômico notável, atraindo um maior fluxo de visitantes para o município”, enfatiza Rogério.

MAIS SOBRE A COMPARSA
A Comparsa da Canção Nativa é um festival nativista que nasceu em 1985 no Parque Charrua, em Pinheiro Machado.

A primeira edição do evento musical aconteceu na noite do dia 3 de fevereiro junto a Feovelha, promovida pelo Sindicato Rural, e tinha por objetivo valorizar os costumes e resgatar as tradições do Rio Grande do Sul através da música. Além de preservar a cultura gaúcha o palco da Comparsa também objetiva incentivar e despertar novos talentos da música nativista.

Ao longo dos anos, o festival conquistou reconhecimento e atraiu artistas renomados da cena nativista, catapultando muitos deles para o estrelato. A Comparsa transcendeu fronteiras e se tornou uma referência no meio artístico regionalista, sendo um ponto de encontro imperdível para apreciadores da música gaúcha e um celeiro de novos talentos.