Prefeitura alerta sobre cuidado com a dengue

A Vigilância em Saúde, por meio do Programa de Combate ao Aedes Aegypti/Vigilância Ambiental, informa que no momento não há foco de larvas do mosquito aedes aegypti no município. No entanto, em janeiro deste ano foi encontrado um foco e nos meses de maio e junho três focos.

O Departamento ressalta ainda que, o setor de Vigilância Ambiental já vem trabalhando na prevenção e combate dos focos de mosquito Aedes aegypti nas residências, mas que é necessária a colaboração da comunidade.

A melhor forma de prevenção é combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

Em caso de dúvidas ou relatar sintomas contate a Vigilância Epidemiológica, pelo (53) 99703-7934 ou a Vigilância Ambiental, pelo (53) 99959-7044 para relatar presença de larvas.

SAIBA MAIS:
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti
Os mosquitos adultos vivem de 30 a 45 dias. Quem se alimenta do sangue das pessoas é a fêmea. Ela precisa disso para que os ovos se desenvolvam completamente. Após acasalar com o macho, a fêmea procura locais com água limpa para depositar os ovos. A larvas nascem dos ovos e se desenvolvem na água, e viram adultos dentro de um período de 7 a 10 dias.
Os ovos são altamente aderentes e podem ficar grudados nas paredes de recipientes por até um ano.

Medidas individuais de proteção
– Utilizar repelente para o corpo. Se você está com suspeita ou é um caso confirmado de dengue, você evita que os mosquitos sejam infectados e contaminem mais pessoas. Se você não tem a doença, você se protege dela!
– Utilizar repelente de ambiente;
– Utilizar roupa que proteja braços, pernas e pés;
– Usar mosquiteiro, em especial em pessoas acamadas e/ou crianças;
– Telar portas e janelas das casas.

Como combater o mosquito Aedes aegypti
– Revisar a área em torno da residência ou local de trabalho uma vez por semana buscando por água parada ou acumulada;
– Limpar as calhas nas residências;
– Retirar do pátio potes, pneus, garradas, latinhas ou outros recipientes que possam acumular água da chuva;
– Se não for possível a retirada destes materiais, protege-los da água da chuva;
– Jogar fora a água acumulada dos potes na terra ou em superfície seca: não pode jogar a água em outro local com água, pois o mosquito continuará o ciclo de vida;
– Lavar com esponja, água e sabão os recipientes que não podem ser colocados fora;
– Evitar pratinhos nos vasos de plantas, mas se não for possível, preenche-los com terra ou areia até a borda;
– Garantir que as caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam vedadas;
– Cobrir possíveis saídas (ladrão) com tela ou meia de nylon;
– Acondicionar o lixo em sacos bem fechados e protegidos da água da chuva.