Piquete do Xirú conquista o Troféu Lanceiro Negro em Disputa Popular

No último domingo, dia 1º de outubro, a comunidade se reuniu para celebrar e acompanhar a excelência das apresentações dos piquetes com tema no Desfile Farroupilha de Pinheiro Machado.

A premiação do Troféu Lanceiro Negro, conforme a Lei nº 3.827/ 2008, um reconhecimento da Prefeitura Municipal aos esforços e dedicação das agremiações que participam com tema do desfile, marcou um momento de grande festividade para o Piquete do Xirú, que conquistou o título de grande vencedor.

A escolha do vencedor é feita através de voto popular, garantindo a participação ativa da comunidade na decisão. A apuração dos votos foi realizada na Câmara de Vereadores por jurados criteriosamente selecionados pelo Poder Legislativo, incluindo Fabio Braga Mattos, Jackson Xavier, Mariana Soria Lopes, Sabrina Soares Feijó, e também com testemunhas, garantindo assim a transparência e a legitimidade do processo.

A votação foi acirrada, demonstrando o envolvimento da população nessa disputa. O Piquete do Xirú conquistou o coração dos votantes com um total de 121 votos, demonstrando sua dedicação e talento na apresentação do tema. Em segundo lugar ficou o Piquete Redomão, com 94 votos, seguido pelo Piquete

À Moda Antiga, com 38 votos, e o Piquete Piazitos do Rio Grande, que recebeu 23 votos.

“A premiação do Troféu Lanceiro Negro é mais do que uma simples honra; é o reconhecimento da paixão, criatividade e dedicação dos piquetes em honra às tradições gaúchas. Parabéns ao Piquete do Xirú pelo merecido prêmio e a todos os participantes que participaram da competição neste ano”, destacou a diretora de Cultura, Queli da Silva Behenck.