Pinheiro Machado registra segundo caso de dengue

Na quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso de dengue em Pinheiro Machado. Trata-se também de um caso importado, assim como o primeiro, registrado em 22 de fevereiro. Outros cinco casos suspeitos estão sendo investigado.

De acordo com o boletim divulgado pela pasta no dia 29 de fevereiro, um foco de larvas do mosquito Aedes aegypti foi detectado no Centro durante o trabalho de rotina da vigilância. Desde junho de 2023 não havia nenhuma ocorrência registrada.

A médica veterinária Giuliane Alves Lopes, responsável pelo setor de Combate a Endemias, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação da doença. “Os cuidados precisam ser redobrados nessa época do ano. Qualquer recipiente que tiver água acumulada pode ser o local de proliferação das larvas. Recomendamos a limpeza diária de pote de água de animais domésticos, a higienização de caixas d’água, piscinas, tonéis, tanques e baldes, garrafas e pneus devem ficar em locais fechados que não acumulem água”, salientou.

A Secretaria de Saúde recomenda que o paciente que sentir os sintomas da doença devem buscar atendimento médico nas unidades de saúde. Os principais sintomas são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito e diarreia.