Pinheiro Machado recebe Chama Crioula e prefeito garante torná-la Patrimônio Cultural do Município

Na tarde desta quinta-feira, 08, Pinheiro Machado recebeu a chama crioula. Os cavalarianos e foram recepcionados por entidades tradicionalistas e autoridades.

O executivo esteve representado na cavalgada pelo vice-prefeito, Rogério Moura, que participou como cavalariano.

O Cavalariano José Delmar Pinheiro, representante dos organizadores pela busca da Chama Crioula, agradeceu ao grupo de cavalarianos que participaram neste ano e enfatizou que no ano de 2023 a missão será grande para Pinheiro Machado, o qual irá realizar a distribuição da Chama Crioula para todo Estado RS.

“Mais um ano estamos aqui entregando a chama para o início dos festejos farroupilha em Pinheiro Machado. Em meu nome, do Jerson Farias e do Neider Batista Pires quero agradecer a todos companheiros de espírito por mais este ano estarem junto na busca. Fazem 41 anos que participo desta busca e irei participar até quando o patrão dos patrões me permitir. Precisamos do apoio das autoridades, pois 2023 não será fácil, visto que a cada ano que passa encontramos mais dificuldades”, frisou Delmar.

Fazendo uso da palavra o prefeito Ronaldo Madruga parabenizou os cavalarianos e informou que em conversa com o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura decidiram que através de Projeto de Lei, o Município de Pinheiro Machado irá declarar a busca da Chama Crioula como patrimônio Cultural do Município.

“Sendo a Chama Crioula um patrimônio cultural do município, nos dá o Poder para no próximo ano, onde temos uma obrigação muito grande que a Chama será acessa aqui em Pinheiro Machado. Vamos dar todo apoio de logística e na semana farroupilha terá um show oficial patrocinado pela administração, visando homenagear os 70 anos do CCTG e para fortalecer a busca e manter viva essa Chama Crioula que só acontece por causa dos cavalarianos irem buscar a chama e passar para seus filhos”, destacou Ronaldo.

Ronaldo enfatizou ainda que juntamente com o patrão do CCTG Lila Alves, Renan Rosa, o Município estará comprometido para 2023 fazer bonito para o Estado, os quais levarão um exemplo da tradição gaúcha.