Pinheiro Machado recebe a Chama Crioula

Na tarde deste domingo, 27 de agosto, Pinheiro Machado recebeu a Chama Crioula. Os cavalarianos foram recepcionados por autoridades, entidades tradicionalistas e comunidade.

Ao fazer uso da palavra o Prefeito Ronaldo Madruga agradeceu a todos que participaram da Busca da Chama Crioula enfatizando que só foi possível alcançar recursos para o grupo, devido ao município estar com as contas em dia.

“Além da emenda, colocamos a disposição da Busca da Chama, veículos do município. A distribuição da centelha que ocorrerá aqui no município se dá através de muitas mãos. Será um marco para Pinheiro Machado”, destacou.

Ronaldo ainda enfatizou que neste ano em comemoração aos 70 anos do CCTG Lila Alves, o município contará com dois shows, sendo no dia 06 de setembro com Darlan Pereira e no dia 17 de setembro com Lisandro Amaral.

“Ambos shows serão gratuitos para a população. Agradecemos a toda patronagem do CCTG, todo o pessoal que fez o esforço pra busca da chama e que a gente possa propagar ainda mais e fortalecer a tradição gaúcha, porque essa história não pode morrer, tem que permanecer viva no coração do Rio Grande”, completou.

O Cavalariano José Delmar Pinheiro, representante dos organizadores pela busca da Chama Crioula, ao fazer uso da palavra agradeceu a todos que participaram neste ano da Busca da Chama.

“Agradeço aos companheiros de estribo, ao pessoal da cozinha, ao pessoal do apoio. Todos enfim que nos visitaram. Este ano como era um projeto maior, tivemos algumas dificuldades, mas graças a Deus todas elas sanadas. Foi difícil, mas não foi impossível. Neste ano aconteceram coisas que não tinham acontecido há 42 anos, no trajeto da busca para nosso município. Nosso município digo eu, porque considero também Pinheiro Machado a minha terra. Aqui vivi graças a Deus por muitos anos e aqui permaneço buscando essa chama para o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas, CCTG Lila Alves e para o município de Pinheiro Machado”, enfatizou Delmar.

O vice patrão do CCTG Lila Alves Eduardo Martins também agradeceu a todos participantes da busca e enfatizou que o grupo de 43 cavalarianos e o grupo de apoio, se tornaram uma família.

“Nosso município irá promover um evento grandioso, pois a busca da chama crioula neste ano será estadual, pois no dia 06 de setembro vamos receber os outros 8 municípios da região para distribuição da Chama. Agradeço ao Neider, ao Jerson e José Delmar que aceitaram o nosso convite ano passado e ao vice-prefeito Rogério, que embarcou nessa jornada com nós, quando fomos em Herval e conseguimos esse acendimento pra nós e hoje estamos aqui. Durante os 10 dias houve muita união do grupo e é esse sentido do tradicionalismo”, completou.