Pinheiro Machado realizará Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa)

A partir de segunda-feira, 23, a prefeitura municipal através dos Agentes comunitários de Saúde com apoio de profissionais da 3ª coordenadoria regional de saúde dará início ao Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa), em Pinheiro Machado.
As visitas irão ocorrer em regiões sorteadas pelo Programa LIRAa.

Na oportunidade ocorre a coleta de larvas que são enviadas para análise para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Este levantamento deve ser feito a cada 3 meses, sendo este o primeiro do ano.

A ação foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002 e permite a identificação de áreas com maior proporção/ ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

“Esse procedimento é considerado de extrema importância devido o início da sazonalidade das arboviroses (dengue, zica, chikungunya). O levantamento tem o intuito de pesquisar a presença de larvas de mosquito Aedes aegypti, assim como orientar a população a acabar com os criadouros”, explica Marina Scheer dos Santos.