Pinheiro Machado promoveu 1º Conferência Municipal do Povo de Terreiro

No sábado (24), foi realizada em Pinheiro Machado a 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro. O evento promovido pela Prefeitura Municipal foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a participação de dezenas de praticantes da religião de matriz africana.

A abertura do evento teve a apresentação do grupo de tamboreiros Magia dos Anjos entoando o hino da Umbanda. Ao longo da programação, o público participou das palestras com Natália Paulsen de Oya de Canguçu, pai Flávio de Xangô de Pelotas e Cebola de Oxalá de Porto Alegre. A cobertura do evento foi realizada pela rádio web Fragata e a Yorubá Fotografias.

O evento também contou com a participação de três casas de religião do município, entre elas, Pai Paulinho de Iemanjá, Pai Josimar de Iemanjá e Mãe Maria Teodora.

Segundo a diretora de Cultura e organizadora do evento, Queli Behenck, a conferência é uma oportunidade que o município criou para que os povos dos terreiros possam discutir suas demandas e lutar por seus direitos. “É um passo importante para o combate à intolerância religiosa e para o reconhecimento da diversidade cultural presente no município”.

O advogado Marcial Guastuci participou da conferência e, na oportunidade, trouxe esclarecimentos a respeito dos direitos dos praticantes de religião de matriz africana. Durante a conferência o grupo Magia dos Orixás fez uma apresentação artística.