Pinheiro Machado participa de encontro para apresentação de Centro Regional para Autistas

Na semana passada, os secretários de Saúde, Educação e Assistência Social de Pinheiro Machado, respectivamente, Diego Moreira, Jaqueline Castro e Vivian Alves juntamente com o secretário de Saúde, Celso Caetano, e a secretária de Assistência Social de Pedras Altas, Viviane Peixoto, participaram na cidade de São Lourenço do Sul, da apresentação do Centro Regional de Referência Transtorno do Espectro Autista (CRR TEAcolhe), que irá atender aos municípios da Região 21.

O prefeito anfitrião, Rudinei Harter, participou da apresentação do Programa TEAcolhe, que aconteceu no salão Três de Maio e qual busca a qualificação técnica dos profissionais, horizontalização do atendimento multiprofissional integrado e a sensibilização quanto a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na família.

Durante a abertura do evento, o gestor falou sobre a importância do projeto para o município e região, além de ressaltar os demais projetos de cunho social promovidos pela Prefeitura durante sua gestão.

TE ACOLHE – O TEA virou lei em setembro de 2019, sendo uma política pública das três Secretarias para trabalharem em rede para garantir atendimento para a população com TEA e familiares. Já o programa chamado TEAcolhe, quando lançado em 2021, previa, pelo Estado, a criação de 30 centros regionais de referência e sete centros macrorregionais.

O objetivo era organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. Além do investimento inicial, o Estado também se disponibilizou, na época, um investimento de R$ 350 mil mensais para o custeio dos sete centros.

Para os 30 centros regionais, o valor disponibilizado seria de R$ 600 mil mensais. O investimento total do governo do Estado no TeAcolhe seria de R$ 950 mil mensais.