Pinheiro Machado está realizando Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa)

Nesta semana, através da Vigilância em Saúde Ambiental com colaboração dos Agentes comunitários de Saúde está sendo realizado o Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa), em Pinheiro Machado. As visitas estão ocorrendo em regiões sorteadas pelo Programa LIRAa, onde serão visitados 238 domicílios em 5 dias.

Na oportunidade ocorre a coleta de larvas que são enviadas para análise para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Ressalta-se que este levantamento deve ser feito a cada 3 meses, sendo este o último do ano.

A ação foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002 e permite a identificação de áreas com maior proporção/ ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

“Esse procedimento é considerado de extrema importância devido o início da sazonalidade das arboviroses (dengue, zica, chikungunya). O levantamento tem o intuito de pesquisar a presença de larvas de mosquito Aedes aegypti, assim como orientar a população a acabar com os criadouros. No momento não há foco de larvas do mosquito aedes aegypti. No entanto, em janeiro deste ano foi encontrado um foco e nos meses de maio e junho três focos”, explica a coordenadora da vigilância em saúde, Marina Scheer dos Santos.