Pinheiro Machado é contemplado no Irriga+RS/Cisternas

O município de Pinheiro Machado foi contemplado através do programa estratégico Irriga+RS/Cisternas. Para formalizar o convênio com o Estado, o município precisa encaminhar as documentações necessárias até o próximo dia 04 de novembro.

Sendo assim, os produtores rurais de Pinheiro Machado interessados em se inscrever no programa devem efetuar de forma emergencial suas inscrições até segunda-feira, 31, na secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente ou na Emater. Serão beneficiados 3 produtores no Município.

De acordo com o prefeito em exercício e também secretário de Agropecuária e Meio Ambiente e coordenador municipal da Defesa Civil, Rogério Gomes de Moura, a conquista se dá em razão da homologação e reconhecimento federal da situação de emergência declarada no Município.

“Trabalhamos muito para que nosso decreto de emergência fosse homologado e reconhecido e conseguimos. Assim Pinheiro Machado está apto a receber recursos, estes que beneficiam diretamente nossa população”, destaca Rogério.

SAIBA MAIS:
Serão beneficiários das cisternas pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas.

Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.

Serão priorizados produtores que residem em municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, ainda que expirado o prazo do respectivo ato de homologação. Dentre os municípios com decretos homologados, terão prioridade os com menor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.