Pinheirenses participaram da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Porto Alegre sediou entre os dias 15 e 17 de maio a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado de quatro em quatro anos, teve como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que deverão ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

Pinheiro Machado esteve representado pela farmacêutica e presidente do conselho municipal de saúde, Carla Trassante, pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Scheer dos Santos e pelo padre Junior Conrado da Silva.

“O SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito garantido não se compra não se vende”, foi um dos gritos ecoados na 9ª Conferencia Estadual da Saúde que reuniu mais de 3 mil pessoas, entre delegados (as), trabalhadores (as) da área, gestores (as) e prestadores (as) de serviços.

Promovida pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a conferência elegeu 140 delegados e aprovou 20 propostas prioritárias a serem levadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 2 a 5 de julho, em Brasília.

“Essa 9ª conferência foi emblemática, foi o primeiro grande evento para mais de 3 mil pessoas pós pandemia. Nossa conferência foi um sucesso. Vamos defender em Brasília participação social, o controle social, financiamento justo e adequado para o SUS, contra privatização e precarização das relações de trabalho. Hoje o RS tem hospitais próprios que são administrados por terceiros, temos fechamento de serviços. Saúde não é mercadoria”, destacou a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e presidenta em exercício da 9ª Conferência Estadual de Saúde, Inara Ruas.